02 de ago 2025
Qualcomm e fabricantes lançam primeiros notebooks com inteligência artificial no Brasil
Qualcomm inicia produção de notebooks no Brasil com processadores Snapdragon X Elite, visando 10% do mercado de PCs na América Latina até 2024

Qualcomm faz parceria com fabricantes para produzir os primeiros notebooks com IA no Brasil (Foto: Divulgação)
Ouvir a notícia:
Qualcomm e fabricantes lançam primeiros notebooks com inteligência artificial no Brasil
Ouvir a notícia
Qualcomm e fabricantes lançam primeiros notebooks com inteligência artificial no Brasil - Qualcomm e fabricantes lançam primeiros notebooks com inteligência artificial no Brasil
A Qualcomm, gigante americana de chips, dará um passo significativo na expansão de sua linha de notebooks no Brasil. A empresa, conhecida por seus processadores para smartphones, iniciará a fabricação local de dispositivos com os processadores Snapdragon X Elite em parceria com Dell e Asus. A produção começará no segundo semestre de 2023, com a meta de conquistar 10% do mercado de PCs na América Latina até 2024.
O diretor da área de negócios de Computadores na América Latina, Santiago Cardona, destacou a importância do Brasil, um dos dez maiores mercados de PCs do mundo, para a estratégia global da Qualcomm. Cardona afirmou que a fabricação local permitirá preços mais competitivos e uma melhor adaptação às preferências dos consumidores brasileiros. A previsão é que a divisão de computação da Qualcomm alcance US$ 4 bilhões em faturamento até 2029, com a América do Sul contribuindo com 10% desse total.
Os notebooks com tecnologia de inteligência artificial, que já foram lançados em mercados como EUA e Europa, agora chegarão à América Latina. O portfólio inicial contará com 11 modelos, sendo cinco fabricados no Brasil. Os chips Snapdragon X Elite prometem maior duração de bateria, podendo chegar a 24 horas, e melhor desempenho em tarefas de processamento, incluindo aplicações de IA generativa.
Para garantir uma oferta diversificada, a Qualcomm está identificando quais modelos são mais adequados ao mercado brasileiro, levando em conta fatores como preços e canais de venda. A empresa já possui mais de 20 modelos em circulação no México e está otimista com a produção local no Brasil, que deve começar com os primeiros cinco modelos no segundo semestre.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.