12 de jul 2025
José Roberto de Castro Neves assume ABL e propõe união pela leitura no Brasil
José Roberto de Castro Neves alerta para a crise da leitura no Brasil e propõe um pacto cultural durante sua posse na Academia Brasileira de Letras.

O advogado e escritor José Roberto de Castro Neves ingressa nesta sexta-feira (11) na Academia Brasileira de Letras (ABL) (Foto: Alexandre Cassiano)
Ouvir a notícia:
José Roberto de Castro Neves assume ABL e propõe união pela leitura no Brasil
Ouvir a notícia
José Roberto de Castro Neves assume ABL e propõe união pela leitura no Brasil - José Roberto de Castro Neves assume ABL e propõe união pela leitura no Brasil
José Roberto de Castro Neves, advogado e escritor, tomou posse na Academia Brasileira de Letras (ABL) na noite de sexta-feira, 11, no Petit Trianon, no Centro do Rio. A cerimônia foi marcada por uma decoração inovadora, transformando o espaço em uma grande biblioteca, com livros empilhados do chão ao teto.
Em seu discurso, Castro Neves, que agora ocupa a cadeira 26, enfatizou a importância da leitura e da cultura. Ele alertou sobre os alarmantes índices de leitura no Brasil, citando que 73% dos brasileiros não terminaram um único livro no último ano, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. O novo imortal destacou que a responsabilidade de promover a leitura deve ser compartilhada por todos.
Castro Neves, que é doutor em Direito Civil e professor em instituições renomadas, também lamentou a lógica "utilitarista" da sociedade atual, que prioriza ganhos econômicos em detrimento de valores como solidariedade e educação. Ele defendeu a necessidade de um pacto cultural para reverter essa situação, afirmando que sem cultura, perdemos nossa identidade.
Trajetória Literária
O novo membro da ABL é autor de 18 livros que abordam temas como Direito e literatura, com vendas superiores a 200 mil exemplares. Entre suas obras destacam-se "Direito e literatura: o que os advogados e os juízes fazem com as palavras" e "Como os advogados salvaram o mundo". Fascinado por Shakespeare, ele possui a maior biblioteca shakespeareana do Brasil, com 5 mil títulos.
A solenidade contou com a presença de figuras proeminentes, como o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e outros imortais da ABL. O discurso de recepção foi feito pelo advogado Joaquim Falcão, e a entrega da espada, colar e diploma foi realizada por membros da academia. Castro Neves ressaltou a importância de perpetuar tradições na ABL, afirmando que a cultura deve ser transmitida de geração a geração.


Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.