02 de ago 2025
Mil gatos são castrados em mutirão promovido pela prefeitura em unidades veterinárias
Mutirão de castração no Rio de Janeiro visa reduzir abandono de animais; mil gatinhos foram atendidos com apoio de 120 voluntários

Castration of cats in a campaign promoted by the Municipal Secretary for Animal Protection and Defense — Photo: disclosure Castracão de gatos em mutirão promovido pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Foto: divulgação)
Ouvir a notícia:
Mil gatos são castrados em mutirão promovido pela prefeitura em unidades veterinárias
Ouvir a notícia
Mil gatos são castrados em mutirão promovido pela prefeitura em unidades veterinárias - Mil gatos são castrados em mutirão promovido pela prefeitura em unidades veterinárias
Mil gatinhos foram castrados neste sábado, em um mutirão gratuito promovido pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais do Rio de Janeiro. A ação contou com a colaboração de 120 voluntários e ocorreu em diversas unidades veterinárias da prefeitura, incluindo nove postos, a Fazenda Modelo em Guaratiba e os hospitais veterinários Instituto Jorge Vaitsman e Centro de Controle de Zoonoses.
O agendamento para a castração foi realizado ao longo da segunda quinzena de julho, disponível no site da secretaria para tutores e protetores de animais. Segundo Luiz Ramos Filho, secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais, a castração é essencial para combater o abandono de animais, pois evita ninhadas indesejadas. Ele ressaltou que "com estes felinos castrados, serão mil gatinhos a menos procriando".
O abandono de animais tem se intensificado nos últimos anos, especialmente após a pandemia. A secretaria já realiza ações de castração, mas a demanda aumentou. Ramos Filho fez um apelo: "Não deixe de castrar o seu animal. Procure uma das unidades da secretaria. A castração é gratuita". Essa iniciativa visa não apenas reduzir a população de animais abandonados, mas também promover a saúde e o bem-estar dos pets na cidade.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.