Breaking News

04 de ago 2025

Experiência como jovem aprendiz pode aumentar salário em até 35%

Estudo mostra que o Programa Jovem Aprendiz melhora a renda e a inserção no mercado de trabalho formal para jovens adultos

Jovem Aprendiz tem até 10% mais chance de conseguir entrar no mercado formal de trabalho (Foto: Brooke Cagle Unsplash/Reprodução)

Jovem Aprendiz tem até 10% mais chance de conseguir entrar no mercado formal de trabalho (Foto: Brooke Cagle Unsplash/Reprodução)

Ouvir a notícia

Experiência como jovem aprendiz pode aumentar salário em até 35% - Experiência como jovem aprendiz pode aumentar salário em até 35%

0:000:00

O Programa Jovem Aprendiz, criado há 25 anos, visa a inclusão de jovens no mercado de trabalho formal. Um estudo recente do Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS) revela que a participação no programa aumenta em 7 a 10 pontos percentuais a probabilidade de emprego formal e eleva a renda em até 35% para jovens adultos.

A pesquisa analisou dados de mais de 156 mil profissionais, focando nas trajetórias de emprego e renda de indivíduos que participaram do programa até 2019. Os resultados mostram que aqueles que ingressaram no mercado de trabalho como aprendizes tiveram um aumento significativo na renda, comparados a seus pares que não participaram do programa. Paulo Tafner, presidente do IMDS, destaca que “a educação e a qualificação profissional são a grande chave para mudar a trajetória de vida de muitas famílias”.

O estudo abrangeu 558 microrregiões das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, revelando que 79,4 mil jovens se tornaram aprendizes e 76,5 mil ingressaram como trabalhadores temporários. A Lei da Aprendizagem, que completa 25 anos, exige que empresas de médio e grande porte contratem entre 5% e 15% de sua força de trabalho como aprendizes, além de oferecer subsídios para estimular essa contratação.

Em 2005, a legislação foi alterada para aumentar a idade máxima dos participantes para 24 anos, ampliando as oportunidades para os jovens. O programa, ao longo dos anos, tem se mostrado uma ferramenta eficaz na redução do desemprego juvenil e na facilitação da transição para o mercado de trabalho formal.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela