21 de jul 2025
Prefeitura promete retirar dutos em terreno do estádio do Flamengo
Prefeitura do Rio de Janeiro inicia retirada de dutos de gás do terreno do Gasômetro, com investimento de R$ 100 milhões para o novo estádio do Flamengo.

Projeto do estádio do Flamengo (Foto: Divulgação/Flamengo)
Ouvir a notícia:
Prefeitura promete retirar dutos em terreno do estádio do Flamengo
Ouvir a notícia
Prefeitura promete retirar dutos em terreno do estádio do Flamengo - Prefeitura promete retirar dutos em terreno do estádio do Flamengo
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou que a prefeitura será responsável pela retirada dos dutos de gás do terreno do Gasômetro, onde o Flamengo planeja construir seu novo estádio. O custo da operação está estimado em R$ 100 milhões. Em suas redes sociais, Paes enfatizou que o clube já possui o terreno e que a decisão sobre seu uso cabe ao Flamengo.
A necessidade de transferir os dutos, que pertencem à CEG e à CEG-Rio, foi comunicada à Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa) em agosto. As empresas informaram que a área em questão, localizada na Avenida São Cristóvão, faz parte do futuro estádio, apesar das cessões de uso com o governo estadual.
Estudos Técnicos
Desde abril, o Flamengo contratou três empresas para realizar análises técnicas do terreno. Os estudos, coordenados pela Arena Events + Venues, incluem a avaliação da contaminação do solo, que será feita pela Aecom. Essa etapa envolve investigação ambiental, avaliação de riscos e definição de estratégias de descontaminação.
Além disso, a Soloteste será responsável pelos dados geotécnicos, essenciais para os cálculos estruturais e definição das fundações do estádio. A JDS cuidará das análises topográficas, avaliando as características do terreno e o impacto sobre a vegetação, além de possíveis ações de remediação ambiental.
O Flamengo se prepara para avançar com o projeto, enquanto a prefeitura garante apoio nas etapas necessárias para a construção do novo estádio.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.