22 de jul 2025
Filmes de Guillermo del Toro, Lanthimos e Sorrentino disputam o Leão de Ouro em Veneza
Jaume Claret Muxart estreia no Festival de Veneza com "Estrany riu", enquanto grandes nomes do cinema também marcam presença.

Jan Monter é o protagonista de 'Estrany riu', do diretor Jaume Claret Muxart. (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Filmes de Guillermo del Toro, Lanthimos e Sorrentino disputam o Leão de Ouro em Veneza
Ouvir a notícia
Filmes de Guillermo del Toro, Lanthimos e Sorrentino disputam o Leão de Ouro em Veneza - Filmes de Guillermo del Toro, Lanthimos e Sorrentino disputam o Leão de Ouro em Veneza
O Festival de Veneza, um dos mais renomados do mundo, terá sua 82ª edição iniciando em 27 de agosto e se estendendo até 6 de setembro. O evento contará com a estreia do diretor espanhol Jaume Claret Muxart, que competirá na seção Horizontes com seu filme Estrany riu. A obra, inspirada em suas experiências familiares, aborda a emancipação de um adolescente durante férias de bicicleta ao longo do rio Danúbio.
Além de Muxart, a presença espanhola no festival é reforçada pelas atrizes Carmen Maura e Marta Etura, que estrelam Calle Málaga, da cineasta marroquina Maryam Touzani, na seção Venecia Spotlight. A abertura do festival será marcada pela estreia mundial de La Grazia, do aclamado diretor italiano Paolo Sorrentino, que traz no elenco Toni Servillo e Anna Ferzetti.
Destaques do Festival
O festival também contará com a participação do cineasta mexicano Guillermo del Toro, que apresentará sua versão de Frankenstein, estrelada por Jacob Elordi. Outros diretores notáveis na competição incluem Yorgos Lanthimos, Kathryn Bigelow, Noah Baumbach, Jim Jarmusch e Olivier Assayas.
A atriz Julia Roberts fará sua estreia na alfombra roja do festival, apresentando After the Hunt, novo filme de Luca Guadagnino, que será exibido fora de competição. Na mesma seção, será exibido In the Hand of Dante, de Julian Schnabel, que conta com um elenco estelar, incluindo Oscar Isaac, Gal Gadot e Al Pacino.
Estrany riu destaca a relação familiar e a presença enigmática de um jovem que altera a dinâmica entre o protagonista Dídac e sua família. O filme, rodado em 16 milímetros, é uma coprodução entre Espanha e Alemanha, com apoio da televisão pública 3Cat e da RTVE. A estreia nos cinemas está prevista para 3 de outubro, após sua apresentação na Mostra.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.