16 de jan 2025
Discurso de posse mais curto dos EUA tem apenas 135 palavras e é de Washington
Donald Trump tomará posse em 20 de janeiro, após ser reeleito presidente. O discurso de posse de 2017 teve mais de 1.400 palavras e 17 minutos. A transmissão ao vivo no Twitter alcançou 6,8 milhões de espectadores únicos. George Washington fez o discurso mais curto da história, com 135 palavras. Discursos de posse evoluíram com tecnologia, desde rádio até redes sociais.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Discurso de posse mais curto dos EUA tem apenas 135 palavras e é de Washington
Ouvir a notícia
Discurso de posse mais curto dos EUA tem apenas 135 palavras e é de Washington - Discurso de posse mais curto dos EUA tem apenas 135 palavras e é de Washington
Um dos rituais marcantes durante a posse de um presidente dos Estados Unidos é o discurso à nação, que destaca os principais objetivos do novo governo. Essa tradição remonta à primeira cerimônia de posse, em 30 de abril de 1789, com George Washington. Em seu segundo mandato, em 4 de março de 1793, Washington fez o discurso de posse mais curto da história, com apenas 135 palavras. Durante essa breve fala, ele enfatizou a honra de ser presidente e o compromisso com a administração pública, alertando que estaria sujeito a punições por eventuais deslizes.
Donald Trump, que tomará posse novamente em 20 de janeiro, teve um discurso de posse em 2017 que se distanciou do estilo conciso de Washington. Com mais de 1.400 palavras e duração de cerca de 17 minutos, sua fala foi marcada por um tom populista, afirmando que o poder estava sendo devolvido ao povo. O evento foi transmitido ao vivo pelo Twitter, alcançando 6,8 milhões de espectadores únicos, segundo a Comissão Conjunta do Congresso sobre Cerimônias de Posse.
Curiosidades sobre discursos de posse revelam que William Henry Harrison detém o recorde do discurso mais longo, com 8.445 palavras, proferido em 4 de março de 1841. John Adams, por sua vez, apresentou a frase mais longa em um discurso de posse, com 737 palavras em um total de 2.308 palavras. A evolução das transmissões também é notável: Warren G. Harding foi o primeiro a usar alto-falantes em 1921, enquanto Calvin Coolidge teve seu discurso transmitido pelo rádio em 1925, e Harry S. Truman fez sua fala inaugural na televisão em 1949.
Atualmente, os discursos de posse são realizados na Frente Oeste do Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos, refletindo a importância desse evento na política americana.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.