14 de fev 2025
Apple e Google reativam TikTok em suas lojas de aplicativos nos Estados Unidos
TikTok foi restaurado nas lojas de aplicativos após promessas de Donald Trump. A decisão ocorreu após uma lei de Joe Biden que exigia a venda do aplicativo. A lei previa 270 dias para a ByteDance vender TikTok ou enfrentar a proibição. Trump assinou uma ordem executiva adiando a proibição e buscando soluções. A plataforma possui 175 milhões de usuários nos EUA, enfrentando incertezas.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Apple e Google reativam TikTok em suas lojas de aplicativos nos Estados Unidos
Ouvir a notícia
Apple e Google reativam TikTok em suas lojas de aplicativos nos Estados Unidos - Apple e Google reativam TikTok em suas lojas de aplicativos nos Estados Unidos
O aplicativo TikTok foi restaurado nas lojas de aplicativos dos Estados Unidos na quinta-feira, após promessas do presidente Donald Trump para preservar a plataforma e uma ação executiva que adiou a implementação de um banimento. Apple também anunciou que o aplicativo estaria disponível novamente na loja na noite de quinta-feira. A partir desse dia, usuários relataram que conseguiram baixar o TikTok em diversos dispositivos, conforme informações da CNN.
A incerteza em torno do futuro do TikTok se deve a uma lei assinada pelo ex-presidente Joe Biden em abril, que exigia que a empresa chinesa ByteDance vendesse o aplicativo a um proprietário dos Estados Unidos ou de um aliado em até 270 dias, sob preocupações de segurança nacional. No dia anterior ao bloqueio, a Suprema Corte dos EUA confirmou a proibição, levando a plataforma a ficar indisponível por cerca de 14 horas em janeiro, embora tenha retornado rapidamente devido a promessas de Trump.
A Apple havia removido o TikTok de sua loja devido à proibição, mas o aplicativo continuou acessível para aqueles que já o tinham baixado. Trump havia sinalizado que tomaria medidas para atrasar a aplicação da lei, afirmando em uma postagem no Truth Social que emitiria uma ordem executiva para estender o prazo antes das proibições entrarem em vigor, permitindo que um acordo fosse feito para proteger a segurança nacional.
Em sua declaração, Trump ressaltou que a ação de adiamento de 75 dias permitiria que sua administração determinasse um caminho adequado para evitar o fechamento abrupto de uma plataforma de comunicação usada por milhões de americanos. Ele também comentou que sua mudança de opinião sobre o TikTok se deu após começar a usá-lo, destacando que a preocupação com a coleta de dados por parte da China sobre crianças era um problema maior.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.