03 de mai 2025
Milhares de apoiadores de grupo islâmico protestam contra direitos para mulheres em Dhaka
Protestos em Dhaka marcam resistência do Hefazat e Islam contra reformas que garantem direitos iguais a mulheres muçulmanas.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Milhares de apoiadores de grupo islâmico protestam contra direitos para mulheres em Dhaka
Ouvir a notícia
Milhares de apoiadores de grupo islâmico protestam contra direitos para mulheres em Dhaka - Milhares de apoiadores de grupo islâmico protestam contra direitos para mulheres em Dhaka
DHAKA, Bangladesh — Milhares de apoiadores do Hefazat-e-Islam se reuniram neste sábado, dia 3 de maio, na capital do país para protestar contra propostas de reformas legais que visam garantir direitos iguais para mulheres muçulmanas. Os manifestantes alegam que as mudanças propostas são contrárias à Sharia (lei islâmica).
Os líderes do Hefazat-e-Islam afirmaram que mais de 20 mil pessoas participaram do ato, que ocorreu próximo à Universidade de Dhaka. Os manifestantes carregavam faixas com mensagens como “Diga não às leis ocidentais sobre nossas mulheres, levante-se Bangladesh”. O grupo ameaçou realizar novos protestos em todo o país no dia 23 de maio caso suas demandas não sejam atendidas.
Mamunul Haque, um dos líderes do Hefazat-e-Islam, exigiu a abolição da comissão de reformas do governo interino e a punição de seus membros. Ele afirmou que as propostas ferem “os sentimentos da maioria da população” ao classificar as leis religiosas de herança como a principal causa da desigualdade entre homens e mulheres.
Desde a saída da ex-primeira-ministra Sheikh Hasina, em agosto, grupos islâmicos têm aumentado sua visibilidade em Bangladesh. A oposição acusa o governo de Hasina de repressão, incluindo a morte de centenas de estudantes durante os protestos que culminaram em sua queda. Hasina está atualmente em exílio na Índia.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.