28 de mai 2025
EUA impõem restrições de visto a autoridades que censuram cidadãos americanos
EUA impõem restrições de visto a autoridades que censuram americanos, com foco na América Latina. Alexandre de Moraes pode ser um alvo.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
EUA impõem restrições de visto a autoridades que censuram cidadãos americanos
Ouvir a notícia
EUA impõem restrições de visto a autoridades que censuram cidadãos americanos - EUA impõem restrições de visto a autoridades que censuram cidadãos americanos
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta quarta-feira (28) restrições de visto para autoridades estrangeiras que são "cúmplices de censura a americanos". A medida, que afeta principalmente a América Latina, não especificou os alvos, mas pode incluir o ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Rubio afirmou que o Departamento de Estado considera "inaceitáveis" ações de autoridades que ameaçam cidadãos americanos por suas publicações em redes sociais. As plataformas mencionadas incluem Facebook, Instagram, WhatsApp e X. O secretário destacou que a liberdade de expressão é um direito fundamental dos americanos, que não deve ser infringido por governos estrangeiros.
Critérios para Restrição
As restrições se baseiam em dois critérios principais:
- Autoridades que emitem mandados de prisão contra cidadãos americanos por suas postagens.
- Autoridades que impõem políticas de moderação de conteúdo que afetam a liberdade de expressão nos EUA.
Rubio enfatizou que "os dias de tratamento passivo para aqueles que atentam contra os direitos dos americanos acabaram". A nova política será aplicada conforme a Lei de Imigração e Nacionalidade, permitindo que o secretário de Estado impeça a entrada de estrangeiros que possam prejudicar a política externa dos EUA.
Possíveis Alvos
A possibilidade de sanções contra Moraes surge em meio a investigações que contrariam o governo Trump, incluindo inquéritos relacionados ao deputado Eduardo Bolsonaro. A Justiça brasileira, sob a relatoria de Moraes, investiga o uso da rede social X para proteger contas bloqueadas no Brasil.
A Lei Global Magnitsky, que permite a punição de estrangeiros por violações de direitos humanos, pode ser a base legal para essas sanções. Essa legislação, em vigor desde 2012, foi criada em homenagem ao advogado russo Sergei Magnitsky, que morreu na prisão após denunciar corrupção.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.