Breaking News

16 de jun 2025

EUA deslocam porta-aviões para o Oriente Médio em resposta ao conflito Israel-Irã

EUA enviam porta aviões ao Oriente Médio enquanto Israel intensifica ataques ao Irã, resultando em altas taxas de mortalidade civil.

O USS Nimitz (CVN-68) da Marinha dos EUA, o porta-aviões nuclear mais antigo do mundo, parte da Baía de San Diego em direção ao Oceano Pacífico para realizar exercícios de prontidão. (Foto: Kevin Carter/Getty Images)

O USS Nimitz (CVN-68) da Marinha dos EUA, o porta-aviões nuclear mais antigo do mundo, parte da Baía de San Diego em direção ao Oceano Pacífico para realizar exercícios de prontidão. (Foto: Kevin Carter/Getty Images)

Ouvir a notícia

EUA deslocam porta-aviões para o Oriente Médio em resposta ao conflito Israel-Irã - EUA deslocam porta-aviões para o Oriente Médio em resposta ao conflito Israel-Irã

0:000:00

Os Estados Unidos enviaram o porta-aviões USS Nimitz ao Oriente Médio nesta segunda-feira, 16, em resposta ao crescente conflito entre Israel e Irã. A embarcação, que partiu do Mar da China Meridional, cancelou uma escala no Vietnã e se dirige à região, onde os ataques entre Tel Aviv e Teerã se intensificaram nos últimos dias.

Mais de 30 aviões-tanque da Força Aérea americana também foram mobilizados, de acordo com dados de rastreamento. Essas aeronaves são essenciais para reabastecer jatos em operações distantes, como os ataques israelenses ao Irã. Apesar disso, autoridades dos EUA classificaram parte dessas movimentações como rotineiras, negando envolvimento direto nos bombardeios israelenses.

O conflito se intensificou após Israel realizar ataques aéreos em território iraniano, visando locais relacionados ao programa nuclear do país. O Irã, por sua vez, retaliou com mísseis, resultando em 22 mortes em Israel, a maioria civis, enquanto o número de mortos no Irã ultrapassa 224, segundo o Ministério da Saúde local.

Mobilização Militar

Os EUA estão mobilizando forças para proteger seus funcionários na região e se preparar para uma possível escalada das hostilidades. O porta-aviões Nimitz, que possui capacidade para mais de 6.000 pessoas e 100 aeronaves, é um ativo estratégico em operações militares. A mudança de rota foi justificada como uma "necessidade operacional emergente".

O Departamento de Estado americano reafirmou que seu apoio a Israel é limitado a medidas defensivas. No entanto, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano acusou os EUA de cumplicidade nos ataques israelenses, afirmando que as armas utilizadas foram fornecidas por Washington.

A escalada do conflito ocorre em um momento crítico, coincidindo com a cúpula do G7 no Canadá, onde líderes mundiais devem discutir possibilidades diplomáticas para apaziguar a situação. O presidente americano, Donald Trump, alertou o Irã sobre possíveis consequências severas caso ativos americanos sejam atacados.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela