Breaking News

21 de jul 2025

Tempestades devastam sul da China após passagem do tufão Wipha; assista aos vídeos

O tufão Wipha avança para o Golfo de Tonkin, levando o Vietnã a declarar estado de emergência e cancelar voos em áreas costeiras.

Ondas quebram na costa enquanto o Tufão Wipha traz ventos fortes à Sanya, na província de Hainan, na China. 21/07/2025 (Foto: Sun Qing/VCG/Getty Images)

Ondas quebram na costa enquanto o Tufão Wipha traz ventos fortes à Sanya, na província de Hainan, na China. 21/07/2025 (Foto: Sun Qing/VCG/Getty Images)

Ouvir a notícia

Tempestades devastam sul da China após passagem do tufão Wipha; assista aos vídeos - Tempestades devastam sul da China após passagem do tufão Wipha; assista aos vídeos

0:000:00

Fortes chuvas atingiram o sul da China nesta segunda-feira, 21, após a passagem do tufão Wipha por Hong Kong. A tempestade tropical, que se enfraqueceu ao tocar a costa, afetou as províncias de Guangdong, Guangxi, Hainan e Fujian. Alertas de enchentes, deslizamentos de terra e ventos fortes foram emitidos, com mais de 20 rios em risco de transbordamento, segundo a Defesa Civil chinesa.

Imagens nas redes sociais mostram o céu coberto por nuvens escuras e ventos intensos, com pessoas sendo arrastadas e árvores sendo derrubadas. Em Hong Kong, o tufão causou mais de 110 mm de chuva em três horas e ventos de até 167 km/h. O governo local informou que 26 pessoas buscaram atendimento médico, enquanto 253 procuraram abrigo e 471 árvores foram derrubadas.

Rumo ao Vietnã

Agora, o tufão Wipha segue em direção ao Golfo de Tonkin, onde pode se intensificar. O governo do Vietnã já declarou estado de emergência nas províncias costeiras e emitiu alertas para possíveis inundações e deslizamentos. Dezenas de voos foram cancelados ou remarcados em preparação para a chegada da tempestade.

Embora o impacto do Wipha em Hong Kong tenha sido menor em comparação a tufões anteriores, como Mangkhut e Hato, a população permanece em alerta. A Defesa Civil recomenda que todos estejam atentos a desastres secundários, enquanto as autoridades monitoram a situação de perto.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela