25 de jul 2025
Índia retoma emissão de vistos para cidadãos chineses após cinco anos de suspensão
Índia e China buscam melhorar relações com reabertura de vistos turísticos e reuniões para discutir questões de fronteira.

Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Índia retoma emissão de vistos para cidadãos chineses após cinco anos de suspensão
Ouvir a notícia
Índia retoma emissão de vistos para cidadãos chineses após cinco anos de suspensão - Índia retoma emissão de vistos para cidadãos chineses após cinco anos de suspensão
A Índia reabriu a emissão de vistos turísticos para cidadãos chineses, após um intervalo de cinco anos, a partir de quinta-feira. Essa decisão é vista como um passo significativo para a desescalada das tensões entre os dois países, que se intensificaram após um confronto militar em junho de 2020 na região do Himalaia.
Desde o incidente, que resultou em mortes em ambos os lados, a Índia impôs restrições a investimentos chineses e bloqueou diversos aplicativos, como TikTok e Weibo. A nova medida de emissão de vistos é um sinal de que ambos os países estão buscando reconstruir suas relações, com várias reuniões de alto nível ocorrendo nos últimos anos.
Reuniões e Diálogo
Recentemente, o presidente da China, Xi Jinping, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, se encontraram à margem da 16ª cúpula do BRICS, realizada em Kazan, na Rússia, em outubro de 2024. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, classificou a decisão indiana como um movimento positivo, ressaltando que a facilitação do trânsito transfronteiriço é benéfica para ambos os países.
Além disso, representantes da Índia e da China se reunirão ainda este ano na Índia para discutir questões relacionadas à fronteira, conforme anunciado pelo Ministério das Relações Exteriores da Índia. Essa aproximação pode indicar um novo capítulo nas relações bilaterais, que foram marcadas por desconfiança e conflitos nos últimos anos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.