28 de jul 2025
Grécia e Turquia lutam contra incêndios devastadores durante onda de calor intensa
Incêndios florestais forçam evacuação de milhares na Grécia e Turquia, enquanto ondas de calor intensificam a crise na Europa.

Moradores e bombeiros observam chamas em área florestal de Bursa, na Turquia, neste domingo (27) (Foto: Onur Yurtsever/AFP)
Ouvir a notícia:
Grécia e Turquia lutam contra incêndios devastadores durante onda de calor intensa
Ouvir a notícia
Grécia e Turquia lutam contra incêndios devastadores durante onda de calor intensa - Grécia e Turquia lutam contra incêndios devastadores durante onda de calor intensa
Incêndios florestais devastam Grécia e Turquia em meio a ondas de calor extremas. No último fim de semana, ordens de evacuação foram emitidas em várias cidades gregas, incluindo uma aldeia próxima a Atenas, devido à intensificação das chamas. As temperaturas na Grécia chegaram a 44°C, e, embora o fogo tenha sido contido, brasas flutuantes ainda representam um risco de reinício.
Na Turquia, 84 incêndios foram combatidos no sábado, conforme informou Ibrahim Yumakli, ministro da Agricultura e Florestas. O país permanece em alerta máximo até outubro, com o ministro pedindo à população que evite iniciar novos focos. O calor extremo tem afetado toda a Europa, com temperaturas superando 43°C em várias regiões, incluindo Portugal e Espanha.
Desafios na Grécia
A Grécia enfrenta dificuldades em manter sua imagem como um destino turístico enquanto lida com o aumento da frequência e intensidade dos incêndios florestais. Giannis Kefalogiannis, ministro da Crise Climática e Proteção Civil, destacou que o governo mobilizou um número recorde de bombeiros para enfrentar a temporada de incêndios. Durante o fim de semana, quase 500 bombeiros estavam ativos em cinco grandes incêndios pelo país.
Incêndios recentes forçaram a evacuação de 1.500 pessoas em Creta, uma popular ilha turística. Em Kythira, a Guarda Costeira teve que retirar banhistas das praias devido à proximidade das chamas. As autoridades alertam que a ameaça de incêndios permanecerá alta, com a cobertura televisiva mostrando cenas dramáticas de moradores fugindo e bombeiros lutando contra as chamas.
Situação na Turquia
Na Turquia, os incêndios também têm causado preocupação. O ministro Yumakli enfatizou que o país está passando por "dias de risco", com a população sendo alertada sobre a necessidade de cautela. O calor intenso e os ventos fortes têm contribuído para a propagação das chamas, dificultando o trabalho dos bombeiros.
As autoridades de ambos os países reconhecem que as mudanças climáticas têm exacerbado a situação, resultando em um aumento significativo no número e na intensidade dos incêndios florestais. A luta contra esses desastres naturais continua, enquanto a Europa enfrenta um verão marcado por condições climáticas extremas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.