12 de fev 2025
Banco Central busca parceria com Marinha para concluir obra na Zona Portuária do Rio
A construção da nova sede do Banco Central foi anunciada há 15 anos. Obras estão paradas após investimento de R$ 87,5 milhões na revitalização. Marinha do Brasil pode assumir a conclusão da obra e ocupar o prédio. Projeto original previa espaço para 350 funcionários e áreas culturais. Localização valorizada, próxima à Cidade do Samba, com potencial de revitalização.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Banco Central busca parceria com Marinha para concluir obra na Zona Portuária do Rio
Ouvir a notícia
Banco Central busca parceria com Marinha para concluir obra na Zona Portuária do Rio - Banco Central busca parceria com Marinha para concluir obra na Zona Portuária do Rio
Faz quinze anos que a construção da nova sede do Banco Central (BC) foi anunciada na Zona Portuária do Rio de Janeiro, como parte de um projeto para revitalizar a região da Gamboa. No entanto, as obras estão paradas após um investimento de R$ 87,5 milhões. O BC informou que há tratativas para que a Marinha do Brasil assuma a conclusão da obra, que ocuparia a maior parte do prédio.
O BC destacou que, apesar da paralisação, os avanços do novo prédio estão preservados e que o espaço beneficiará a instituição, com planos de transferir o Departamento do Meio Circulante para o local. A localização do imóvel, na Rua Rivadávia Corrêa, é considerada estratégica, próxima a pontos importantes como a Cidade do Samba.
O projeto original previa a acomodação de 350 funcionários em uma área construída de 30 mil metros quadrados. Além dos escritórios, o espaço incluiria um centro cultural, áreas para comércio e restaurantes, salas de aula e um auditório com 400 lugares. O edital da obra foi entregue em 2010 pelo então presidente em exercício do BC, Alexandre Tombini, ao prefeito Eduardo Paes, em um evento no Palácio da Cidade.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.