27 de fev 2025
Universidades dos EUA reduzem admissões de doutorado devido a incertezas de financiamento
Universidades nos EUA suspenderam admissões de PhD devido a cortes de financiamento. A Universidade da Pensilvânia rescindiu ofertas informais, gerando frustração. O NIH, maior financiador de pesquisa biomédica, enfrenta congelamento de verbas. Ações da administração Trump impactam negativamente a missão acadêmica das instituições. Estudantes e universidades buscam informações sobre admissões em redes sociais.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Universidades dos EUA reduzem admissões de doutorado devido a incertezas de financiamento
Ouvir a notícia
Universidades dos EUA reduzem admissões de doutorado devido a incertezas de financiamento - Universidades dos EUA reduzem admissões de doutorado devido a incertezas de financiamento
Universidades nos Estados Unidos estão reduzindo ou suspendendo as admissões de doutorado devido a incertezas no financiamento federal, resultantes de ações da administração do presidente Donald Trump. Poucas instituições se manifestaram publicamente sobre suas estratégias, deixando os estudantes de pós-graduação em dúvida sobre quais programas estão sendo afetados. Nature conversou com jovens cientistas que relataram ter recebido e-mails informando que seriam aceitos se não fosse pela incerteza no financiamento, enquanto outros foram informados sobre a pausa total dos programas.
Na Universidade da Pensilvânia, alguns candidatos receberam ofertas informais para ingressar no programa de pós-graduação, que posteriormente foram revogadas. Um professor da instituição, que pediu anonimato, declarou: “O que está acontecendo é horrendo”, referindo-se ao impacto nas missões intelectuais da universidade. O centro da turbulência é o Instituto Nacional de Saúde dos EUA (NIH), que, com um orçamento anual de US$ 47 bilhões, é o maior financiador público de pesquisa biomédica do mundo. O financiamento de bolsas do NIH está congelado há um mês devido a ações da administração Trump para reduzir gastos federais.
A proposta de cortar a taxa paga a instituições de pesquisa para cobrir custos indiretos, de 40% a 70% para um valor fixo de 15%, pode resultar em perdas bilionárias para as universidades. Uma coalizão de instituições e procuradores-gerais de 22 estados processou para bloquear essa política, que consideram ilegal, e um juiz federal suspendeu temporariamente sua implementação. Com a falta de informações sobre as admissões, pesquisadores têm recorrido às redes sociais para compartilhar dados sobre as instituições afetadas. Mais de 60% das universidades contatadas não responderam, enquanto algumas confirmaram a pausa nas admissões.
Um estudante que se candidatou ao programa de física na Universidade do Arizona recebeu um e-mail de rejeição temporária, que mencionava a “incerteza nas políticas de financiamento federal” como um fator impactante. Outro estudante, que havia recebido uma oferta informal de aceitação na Universidade Vanderbilt, foi posteriormente informado sobre a pausa nas admissões do programa. A confusão aumentou com algumas universidades suspendendo e reiniciando admissões em um curto espaço de tempo, como ocorreu na Universidade de Pittsburgh, que anunciou a suspensão e, no dia seguinte, informou que a pausa havia sido levantada.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.