Breaking News

22 de mar 2025

Turquia detém 343 manifestantes em protestos contra prisão do prefeito de Istambul

Protestos em várias cidades da Turquia resultaram na detenção de 343 pessoas, em resposta à prisão do prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Turquia detém 343 manifestantes em protestos contra prisão do prefeito de Istambul - Turquia detém 343 manifestantes em protestos contra prisão do prefeito de Istambul

0:000:00

Protestos na Turquia e Prisão de Imamoglu

Na noite de sexta-feira, 21 de outubro, 343 pessoas foram detidas em protestos na Turquia, que ocorreram em diversas cidades, incluindo Istambul e Ankara. As manifestações foram motivadas pela prisão do prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, principal opositor do presidente Recep Tayyip Erdogan. O ministro do Interior, Ali Yerlikaya, afirmou que as detenções visavam evitar a "violação da ordem pública" e que não haveria tolerância para "caos e provocação".

Os protestos começaram após a detenção de Imamoglu na quarta-feira, 19 de outubro, sob acusações de suborno e apoio a grupos terroristas. Apesar de a maioria dos atos ser pacífica, a polícia em Istambul utilizou spray de pimenta, gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar os manifestantes que tentavam romper barricadas. O governo de Erdogan, que não tolera os protestos, acusou o partido de oposição CHP, do qual Imamoglu faz parte, de corrupção.

Imamoglu, que já havia sido detido anteriormente em 2022, é visto como um forte candidato nas próximas eleições presidenciais de 2028. Sua prisão foi considerada politicamente motivada, especialmente porque ele estava prestes a ser nomeado como candidato do CHP. O partido condenou a ação do governo e pediu que seus apoiadores realizassem manifestações de forma pacífica.

As tensões políticas na Turquia aumentaram com a detenção de Imamoglu, que lidera algumas pesquisas de opinião contra Erdogan. O governo, por sua vez, defende as acusações contra o prefeito, alegando que ele está envolvido em atividades ilícitas. A situação continua a evoluir, com a população expressando descontentamento nas ruas.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela