07 de abr 2025
Vídeo de manifestação bolsonarista é desmentido; imagens são de ato de 2024
Vídeo que circula como se fosse da manifestação bolsonarista de domingo é, na verdade, de fevereiro de 2024. Checagem revela desinformação.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Vídeo de manifestação bolsonarista é desmentido; imagens são de ato de 2024
Ouvir a notícia
Vídeo de manifestação bolsonarista é desmentido; imagens são de ato de 2024 - Vídeo de manifestação bolsonarista é desmentido; imagens são de ato de 2024
Um vídeo que circula nas redes sociais, supostamente mostrando a manifestação bolsonarista na avenida Paulista no último domingo, é, na verdade, de uma manifestação ocorrida em fevereiro de 2024. A verificação revelou que o vídeo foi publicado anteriormente e apresenta imagens do Masp em reforma. A postagem que viralizou trazia a legenda "Bolsonaro chegou na Paulista vem ver bolis", uma referência ao deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP).
A análise do vídeo foi realizada por meio de uma busca reversa, que localizou a mesma gravação em um perfil do TikTok datado de 25 de fevereiro de 2024. A comparação das imagens mostra que o vídeo é o mesmo, com a presença do helicóptero sobrevoando a região. A manifestação de fevereiro de 2024 foi registrada por veículos de comunicação, que também mostraram o mesmo ângulo da avenida Paulista.
A estimativa de público para a manifestação de domingo foi de cerca de 44,9 mil pessoas, segundo o Monitor do Debate Político do Cebrap e da USP, utilizando imagens aéreas e inteligência artificial. Em contraste, a manifestação de fevereiro de 2024 reuniu aproximadamente 185 mil pessoas. A diferença no número de participantes é significativa, refletindo o contexto político e social atual.
O post desinformativo que utilizou o vídeo antigo teve mais de 17 mil visualizações no Facebook. A iniciativa UOL Confere, voltada para a checagem de informações, orienta os usuários a enviarem conteúdos suspeitos para verificação, contribuindo para a luta contra a desinformação nas redes sociais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.