11 de abr 2025
Comando da Aeronáutica solicita redistribuição de slots da Voepass em Congonhas
Com a suspensão dos voos da Voepass, slots em Congonhas permanecem vagos. Aeronáutica pede redistribuição, mas Anac resiste.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Comando da Aeronáutica solicita redistribuição de slots da Voepass em Congonhas
Ouvir a notícia
Comando da Aeronáutica solicita redistribuição de slots da Voepass em Congonhas - Comando da Aeronáutica solicita redistribuição de slots da Voepass em Congonhas
O Comando da Aeronáutica solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informações sobre a redistribuição dos 20 slots diários da Voepass no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Os voos da companhia estão suspensos desde 11 de março devido a descumprimentos operacionais, resultando em subutilização do aeroporto.
O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) destacou que os slots da Voepass não estão sendo utilizados e não foram repassados ao sistema de gestão de movimentos aéreos. A Aeronáutica propõe que esses horários sejam disponibilizados para voos gerais, como táxi aéreo e jatos executivos, em vez de serem redistribuídos para outras companhias aéreas.
A Anac, por sua vez, informou que os slots não podem ser redistribuídos para a aviação geral, mas apenas para empresas de voos regulares. A agência mantém a suspensão da redistribuição até que a Voepass cumpra os requisitos mínimos de operação, como a manutenção de 80% de voos regulares durante a temporada.
Caso a Voepass não retome suas operações até 11 de maio, a Anac poderá retomar os slots e redistribuí-los. A situação é monitorada pela Anac, que avalia a possibilidade de cumprimento das normas de operação da companhia, especialmente após o acidente aéreo de agosto do ano passado, que resultou em 62 mortes.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.