15 de abr 2025
Estudante palestino é detido ao buscar cidadania nos EUA em meio a protestos pro-Palestina
Estudante palestino da Universidade de Columbia, Mohsen Mahdawi, é detido ao tentar concluir processo de cidadania nos EUA. Justiça emite ordem de restrição.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Estudante palestino é detido ao buscar cidadania nos EUA em meio a protestos pro-Palestina
Ouvir a notícia
Estudante palestino é detido ao buscar cidadania nos EUA em meio a protestos pro-Palestina - Estudante palestino é detido ao buscar cidadania nos EUA em meio a protestos pro-Palestina
Mohsen Mahdawi, um estudante palestino da Universidade de Columbia, foi detido por autoridades de imigração em Vermont ao tentar completar o processo de cidadania nos Estados Unidos. A detenção ocorreu em um escritório do Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA, onde Mahdawi esperava realizar uma entrevista. Sua defesa alega que a ação é uma retaliação ao seu ativismo pró-Palestina.
O juiz do tribunal distrital de Vermont, William Sessions, emitiu uma ordem de restrição temporária que impede a remoção de Mahdawi do país. A advogada de Mahdawi, Luna Droubi, afirmou que a detenção é uma tentativa de silenciar vozes críticas em relação à situação em Gaza e é considerada inconstitucional. O Departamento de Segurança Interna não comentou o caso.
Mahdawi, que vive nos EUA há dez anos e é residente permanente, cofundou a União de Estudantes Palestinos na Columbia. Ele e outro estudante, Mahmoud Khalil, também detido, têm enfrentado ações de imigração que, segundo críticos, visam reprimir o ativismo estudantil. Khalil está atualmente em um centro de detenção na Louisiana.
Vários membros do Congresso de Vermont, incluindo os senadores Bernie Sanders e Peter Welch, condenaram a detenção de Mahdawi, chamando-a de "imoral e ilegal". A administração Trump, por sua vez, justifica a revogação de vistos e green cards com base em alegações de que os detidos representam uma ameaça à política externa dos EUA.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.