21 de abr 2025
Nadine Menendez é condenada por corrupção em esquema de suborno com seu marido, ex-senador
Nadine Menendez, esposa do ex senador Bob Menendez, foi condenada por suborno e obstrução de justiça. Sentença será em junho.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Nadine Menendez é condenada por corrupção em esquema de suborno com seu marido, ex-senador
Ouvir a notícia
Nadine Menendez é condenada por corrupção em esquema de suborno com seu marido, ex-senador - Nadine Menendez é condenada por corrupção em esquema de suborno com seu marido, ex-senador
Esposa de ex-senador é considerada culpada em esquema de suborno nos EUA
Nadine Menendez, esposa do ex-senador de Nova Jersey, Bob Menendez, foi considerada culpada em Nova York por participação em um esquema de suborno que envolveu dinheiro, barras de ouro e um Mercedes-Benz. A decisão do júri ocorreu nesta segunda-feira, 20 de maio de 2025, e a sentença está marcada para 12 de junho.
Acusações e julgamento
Nadine Menendez foi condenada em todas as 15 acusações, incluindo suborno e obstrução da justiça, por auxiliar seu marido, o ex-senador Robert Menendez, que recebeu presentes luxuosos em troca de favores políticos. O processo foi adiado devido ao tratamento de câncer de mama da ré.
Investigação e provas
A investigação revelou que o casal era “parceiro no crime”, participando de atos corruptos. Durante uma busca na residência do casal em 2022, foram encontrados mais de US$ 100 mil em barras de ouro e centenas de milhares de dólares em dinheiro.
Conexão com o Egito
Os Menendez foram condenados por auxiliar secretamente o governo egípcio, utilizando a posição de influência do ex-senador na Comissão de Relações Exteriores do Senado. A promotoria apresentou evidências de mensagens e buscas online que comprovam o esquema.
Outros envolvidos
Além do casal, Fred Daibes, um incorporador imobiliário, e Wael Hana, operador de uma empresa de certificação halal, também foram acusados e condenados por participação no esquema. Jose Uribe, um corretor de seguros, se declarou culpado em março de 2024.
Sentença do ex-senador
Bob Menendez já foi condenado a 11 anos de prisão em julho de 2024 e deve se apresentar à prisão em 6 de junho. Ele renunciou ao Senado em agosto de 2024 após a condenação.
Defesa e alegações
A defesa de Nadine Menendez argumentou que não havia provas suficientes para condená-la, alegando que as transações eram comuns para um político. No entanto, a promotoria afirmou que as evidências eram “consistentes e esmagadoras”.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.