28 de abr 2025
Moradores da Vila Mariana protestam contra pressão de corretores por vendas de imóveis
Moradores da Vila Mariana se mobilizam contra assédio de corretores, enquanto a Prefeitura investiga obras sem alvará na região.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Moradores da Vila Mariana protestam contra pressão de corretores por vendas de imóveis
Ouvir a notícia
Moradores da Vila Mariana protestam contra pressão de corretores por vendas de imóveis - Moradores da Vila Mariana protestam contra pressão de corretores por vendas de imóveis
Moradores da Vila Mariana, em São Paulo, intensificaram os protestos contra a pressão de corretores que atuam em nome de incorporadoras. As residências exibem placas com a mensagem "esta casa não está à venda". A situação é mais crítica no quadrilátero formado pelas ruas Bartolomeu Gusmão, Dona Avelina, Dona Brígida e Dona Inácia Uchôa.
Um grupo de resistência, com trinta e cinco residências participando, se organizou para enfrentar o assédio. Patricia Fox, moradora da região, relatou que os moradores criaram um grupo no WhatsApp para compartilhar informações sobre propostas recebidas e evitar o contato indesejado dos corretores. Além disso, um perfil no Instagram, chamado Chega de Prédios, já conta com mais de 1.200 seguidores.
A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento não encontrou pedidos de alvará para as obras anunciadas nas placas. A advogada Viviane Chu Porcel, do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (Ibradim), destacou que o assédio de corretores pode configurar violação de sigilo de dados e até mesmo assédio. Ela sugere que os moradores podem buscar ações legais por danos morais, visando a suspensão dos contatos indesejados.
A pressão sobre os moradores se intensificou após a revisão do Plano Diretor da cidade. Zysman Neiman, que vive na área há vinte e cinco anos, já enfrentou a venda forçada de sua casa e se mudou para uma nova residência nas proximidades. Ele e outros moradores temem retaliações das incorporadoras, o que os leva a manter suas identidades em sigilo durante os protestos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.