Breaking News

02 de mai 2025

Justiça dos EUA pede venda de parte da tecnologia de anúncios do Google por monopólio

Governo dos EUA exige que Google venda parte de sua tecnologia de anúncios e compartilhe dados com concorrentes após decisão antitruste.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Justiça dos EUA pede venda de parte da tecnologia de anúncios do Google por monopólio - Justiça dos EUA pede venda de parte da tecnologia de anúncios do Google por monopólio

0:000:00

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos solicitou a um juiz federal que obrigue a Alphabet, controladora do Google, a vender partes essenciais de sua tecnologia de anúncios e a compartilhar dados em tempo real com concorrentes. O pedido foi feito em um tribunal da Virgínia, na última sexta-feira, e visa atender a uma decisão judicial que concluiu que a empresa mantém um monopólio ilegal no mercado de publicidade online.

Em abril, a juíza Leonie Brinkema decidiu que o Google violou leis antitruste ao monopolizar o mercado de anúncios online. O governo americano também enfrenta a empresa em um julgamento separado em Washington, que investiga seu domínio nas buscas online. A magistrada agendou um julgamento para setembro, onde serão discutidas possíveis soluções para o caso.

O governo propõe que o Google venda seu negócio de anúncios, um processo que pode ser demorado. A defesa da empresa argumenta que encontrar compradores interessados seria difícil e que a medida prejudicaria os usuários. O Google defende "soluções comportamentais", como a disponibilização de lances em tempo real para concorrentes, mas afirma que não há base legal para forçar a venda de partes da empresa.

A situação do Google é complexa, pois a empresa não apenas enfrenta acusações de antitruste, mas também precisa lidar com a crescente concorrência no mercado de inteligência artificial generativa, com startups como OpenAI e Anthropic.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela