Breaking News

08 de mai 2025

Supremo Tribunal Federal analisa suspensão de ação penal contra deputado Ramagem

Suspensão da ação penal contra Alexandre Ramagem pode abrir caminho para ex presidente Jair Bolsonaro, conforme decisão do STF.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Supremo Tribunal Federal analisa suspensão de ação penal contra deputado Ramagem - Supremo Tribunal Federal analisa suspensão de ação penal contra deputado Ramagem

0:000:00

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou que a Primeira Turma da Corte analise a decisão da Câmara dos Deputados de suspender a ação penal contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). Ramagem é réu por sua participação na tentativa de golpe em 2022. A proposta da Câmara não limita a suspensão apenas a Ramagem, o que levanta a possibilidade de que a manobra se estenda ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O relator da proposta, Alfredo Gaspar (União-AL), afirmou que "não resta alternativa a esta Casa que não o sobrestamento da ação penal em sua integralidade". Barroso destacou que, segundo o regimento interno do STF, cabe ao plenário decidir sobre a suspensão, mas a competência para julgar deputados e senadores por crimes comuns é das turmas. Assim, a deliberação sobre a suspensão do processo deve ser feita pela Primeira Turma, composta pelos ministros Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

A Câmara, por meio do presidente Hugo Motta (Republicanos-PB), formalizou a decisão de sustar a ação penal, que está em andamento no STF. O PL argumentou que a emenda constitucional permite ao Congresso sustar ações penais contra deputados por crimes ocorridos após a diplomação. No entanto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) sustenta que Ramagem cometeu crimes antes de assumir o cargo, incluindo a tentativa de deslegitimar o sistema de votação eletrônico e a participação em uma organização criminosa.

Ramagem enfrenta cinco acusações: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Apenas dois desses crimes foram supostamente cometidos após sua diplomação, relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023. Portanto, mesmo com a decisão da Câmara, Ramagem pode ser julgado no STF por três crimes.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela