Breaking News

09 de mai 2025

Juiz defende que PPPs na educação não comprometem gestão democrática nas escolas públicas

Juiz de São Paulo defende que PPPs na educação não afetam gestão democrática, focando na infraestrutura e não na pedagogia.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Juiz defende que PPPs na educação não comprometem gestão democrática nas escolas públicas - Juiz defende que PPPs na educação não comprometem gestão democrática nas escolas públicas

0:000:00

Um juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo decidiu que as parcerias público-privadas (PPP) na educação não afetam a gestão democrática das escolas. A decisão foi em resposta a uma ação do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), que questionava a implementação das PPPs nas escolas públicas.

O magistrado argumentou que os contratos de PPP focam na infraestrutura das escolas, e não na pedagogia. Ele destacou que não se pode dissociar o espaço físico da atividade pedagógica, mas defendeu que a gestão democrática não é comprometida por essas parcerias. O juiz sugeriu que a manutenção da infraestrutura escolar poderia ser gerida por contratos de longo prazo com metas e penalidades, sem prejudicar a educação.

Experiências internacionais mostram que países como o Reino Unido, Uruguai e Colômbia têm utilizado PPPs com sucesso na educação. No Brasil, a primeira PPP em operação é da Prefeitura de Belo Horizonte, que abrange mais de cinquenta escolas e apresenta resultados positivos, como rapidez na construção e manutenção adequada.

Dados recentes indicam que há 110 projetos de PPP em preparação no Brasil, com licitações previstas em várias cidades, incluindo Recife e Porto Alegre. O governo federal, por meio da Caixa Econômica Federal e do BNDES, está apoiando novos projetos para os anos de dois mil e vinte e seis e dois mil e vinte e sete. A discussão sobre a eficiência das PPPs na educação continua, com a necessidade de maior compreensão sobre seu papel e limites.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela