22 de mai 2025
Miriam Leitão esclarece que rombo no INSS não é positivo para a inflação
Miriam Leitão desmente fake news que alega que fraudes no INSS seriam benéficas. Checagens confirmam a falsidade da informação.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Miriam Leitão esclarece que rombo no INSS não é positivo para a inflação
Ouvir a notícia
Miriam Leitão esclarece que rombo no INSS não é positivo para a inflação - Miriam Leitão esclarece que rombo no INSS não é positivo para a inflação
Circula nas redes sociais uma montagem falsa que atribui à jornalista Miriam Leitão um texto afirmando que a fraude no INSS seria benéfica para a economia e ajudaria a conter a inflação. A informação, no entanto, é falsa.
Miriam Leitão desmentiu a publicação, afirmando que nunca escreveu tal conteúdo e que defende a investigação das fraudes. O UOL Confere e outros veículos de checagem confirmaram a falsidade da informação. A montagem apresenta um título que sugere que o "rombo no INSS é a luz no fim do túnel para a salvação da economia e controle da inflação", o que não condiz com a realidade.
A pesquisa no arquivo digital do jornal O Globo não localizou nenhum texto que correspondesse à afirmação. Além disso, a montagem não segue os padrões gráficos do veículo, apresentando erros que a tornam facilmente identificável como uma fake news. Em entrevista ao programa Fato ou Fake, do g1, Leitão reiterou: "Eu nunca escrevi isso, nem escreveria. Tenho defendido o oposto: que o governo precisa ser eficiente e rápido em devolver o dinheiro às pessoas lesadas por esse roubo."
A jornalista também criticou a lógica apresentada na montagem, considerando-a "tosca" e uma tentativa de deslegitimar quem defende a investigação das fraudes. O UOL Confere, assim como outros veículos, reforça a importância de verificar informações antes de compartilhá-las, especialmente em tempos de desinformação.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.