29 de mai 2025
Promotor italiano alerta Brasil sobre combate ao crime organizado em seminário em SP
Promotor italiano alerta Brasil sobre crime organizado e sugere técnicas antimáfia para evitar um futuro narcoestado.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Promotor italiano alerta Brasil sobre combate ao crime organizado em seminário em SP
Ouvir a notícia
Promotor italiano alerta Brasil sobre combate ao crime organizado em seminário em SP - Promotor italiano alerta Brasil sobre combate ao crime organizado em seminário em SP
O promotor de Justiça italiano Giovanni Melillo alertou, em maio de 2024, sobre a urgência de aprimorar o combate ao crime organizado no Brasil. Durante um evento em Palermo, na Sicília, ele comparou a situação atual do país com a que a Itália enfrentou nas décadas de 1980 a 2000, marcada pela atuação das máfias.
Melillo se reuniu com o promotor Lincoln Gakiya, do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), e enfatizou a necessidade de adotar técnicas antimáfia italianas, como o bloqueio de bens financeiros. Gakiya destacou que o Brasil não deve esperar mais 30 anos para evitar se tornar um narcoestado.
O alerta foi feito durante o 2º Seminário Internacional promovido pelo Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE) e o Instituto Brasileiro de Ensino (IDP), realizado em São Paulo. O evento teve como tema “O modelo antimáfia italiano”, onde procuradores italianos apresentaram métodos para sufocar grupos criminosos, incluindo a estratégia de “follow the money” (siga o dinheiro), desenvolvida por Giovanni Falcone.
Gakiya afirmou que a maior contribuição que os procuradores italianos podem oferecer é a criação de agências e equipes de investigação integradas. Ele ressaltou a importância da união entre o Ministério Público e as Forças de Segurança para o combate efetivo ao crime organizado no Brasil.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.