Trump demite diretora da National Portrait Gallery em meio a críticas à Smithsonian
Trump demite diretora do National Portrait Gallery por suposta parcialidade e apoio a programas de diversidade. Substituto será anunciado em breve.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Trump demite diretora da National Portrait Gallery em meio a críticas à Smithsonian
Ouvir a notícia
Trump demite diretora da National Portrait Gallery em meio a críticas à Smithsonian - Trump demite diretora da National Portrait Gallery em meio a críticas à Smithsonian
Donald Trump demitiu Kim Sajet, diretora do National Portrait Gallery, nesta sexta-feira. A decisão ocorre em meio a críticas do presidente às instituições do Smithsonian, que incluem o National Portrait Gallery. Trump alegou que Sajet era "partidária" e apoiava a diversidade, equidade e inclusão (DEI), o que considerou inadequado para sua posição.
A demissão foi anunciada por Trump em sua plataforma de mídia social, Truth Social. Ele afirmou que a decisão foi tomada "a pedido e recomendação de muitas pessoas". A nova liderança do museu será divulgada em breve. Sajet ocupava o cargo desde dois mil e treze e, antes disso, foi diretora da Historical Society of Pennsylvania.
O National Portrait Gallery atualmente abriga a exposição "America’s Presidents", que apresenta retratos de presidentes dos Estados Unidos. Em uma declaração anterior, Sajet expressou a importância de que as informações sobre os retratos sejam baseadas em fatos históricos, sem opiniões pessoais dos curadores.
A demissão de Sajet se insere em um contexto mais amplo de ações de Trump contra programas de diversidade. Em janeiro, ele assinou uma ordem executiva para encerrar programas federais de DEI. Em março, um outro decreto focou em "ideologia antiamericana" nas instituições do Smithsonian, que também incluem o Smithsonian American Art Museum e o National Museum of African American History and Culture.
Após a ordem de março, o diretor do National Museum of African American History and Culture, Kevin Young, foi colocado em licença e deixou o cargo em abril. A demissão de Sajet e as mudanças nas instituições do Smithsonian refletem a postura de Trump em relação à diversidade e à representação cultural nos museus.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.