23 de jun 2025
Cacique do MDB obtém decisão favorável no STF que pode alterar eleições no Rio em 2026
Ministro do STF sugere acordo que pode reverter inelegibilidade de Washington Reis e impactar eleições de 2026 no Rio de Janeiro.

Washington Reis — Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo
Ouvir a notícia:
Cacique do MDB obtém decisão favorável no STF que pode alterar eleições no Rio em 2026
Ouvir a notícia
Cacique do MDB obtém decisão favorável no STF que pode alterar eleições no Rio em 2026 - Cacique do MDB obtém decisão favorável no STF que pode alterar eleições no Rio em 2026
O secretário estadual de Transportes e presidente do MDB, Washington Reis, está em busca de reverter sua inelegibilidade, que o impede de concorrer nas eleições de 2026. A situação se agravou após sua condenação por crime ambiental em 2022. Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, do STF, sugeriu um possível acordo de não persecução penal, que poderia beneficiar Reis.
O despacho de Mendes, que ainda não emitiu seu voto final, orientou o relator do caso, Flávio Dino, a considerar a proposta de acordo com a Procuradoria-Geral da República. Essa alternativa permitiria que a condenação fosse convertida em uma reparação de dano ambiental, o que poderia restaurar os direitos políticos de Reis. O ministro destacou que o processo é "permeado por fortes controvérsias".
Reis, ex-prefeito de Duque de Caxias, sempre se posicionou como candidato ao governo do estado, mas sua inelegibilidade o tornava um nome pouco viável. Com a nova perspectiva, ele intensificou suas articulações políticas em Brasília, buscando apoio para sua causa. O advogado Antônio Carlos de Almeida, conhecido como Kakay, é quem defende Reis no processo.
Cenário Político
A movimentação de Reis também afeta o cenário eleitoral no Rio de Janeiro. O prefeito Eduardo Paes (PSD) vê em Reis um potencial aliado para a candidatura ao Senado, enquanto o ex-prefeito é considerado um obstáculo para a candidatura de Rodrigo Bacellar (União), que é visto como o favorito do bolsonarismo. A disputa se intensifica, especialmente com Bacellar atuando como governador em exercício.
A expectativa agora gira em torno da decisão do STF e das possíveis implicações para o futuro político de Reis. A situação continua a evoluir, e a possibilidade de um acordo pode mudar o rumo das eleições de 2026 no estado.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.