Breaking News

24 de jun 2025

Toffoli afirma que aposentados devem receber reposição total em fraudes do INSS

Ministro Dias Toffoli garante reparação integral em acordos sobre descontos indevidos do INSS e convoca audiência de conciliação.

Ministro Dias Toffoli, do STF (Foto: Evaristo Sá - 4.jun.25/AFP)

Ministro Dias Toffoli, do STF (Foto: Evaristo Sá - 4.jun.25/AFP)

Ouvir a notícia

Toffoli afirma que aposentados devem receber reposição total em fraudes do INSS - Toffoli afirma que aposentados devem receber reposição total em fraudes do INSS

0:000:00

O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), declarou nesta terça-feira (24) que qualquer acordo sobre os descontos indevidos de associações e sindicatos nos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deve assegurar a reparação integral dos valores desviados. Toffoli enfatizou que a solução deve garantir a reposição total dos valores que foram ilegalmente retirados dos beneficiários.

Toffoli convocou uma audiência de conciliação no dia 17 de outubro, envolvendo a União, o INSS, a Defensoria Pública da União e o Ministério Público Federal, em resposta a uma ação apresentada pelo governo Lula. A AGU (Advocacia-Geral da União) solicitou a suspensão de processos que tratam da responsabilização da União e do INSS, mas o relator ainda não se manifestou sobre esse pedido. Até o momento, apenas os prazos de prescrição das ações foram suspensos.

O ministro destacou que a continuidade da ação no STF não impede outras medidas. "Não há paralisação nem do procedimento administrativo nem dos judiciais", afirmou. O ministro da AGU, Jorge Messias, corroborou a necessidade de um ressarcimento completo, mas de forma homogênea e com segurança jurídica, visando proteger tanto os aposentados quanto o patrimônio público.

Atualmente, cerca de 4 milhões de ações estão em trâmite no Judiciário contra o INSS e a União. O governo busca evitar um rombo bilionário nas contas públicas, uma vez que o número de ações pode dobrar com a judicialização dos descontos fraudulentos. Além da devolução dos valores, as vítimas têm o direito de pleitear indenização por danos morais.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela