02 de jul 2025
Congresso deve aprovar reforma administrativa proposta por Motta ainda este ano
Câmara dos Deputados intensifica discussões sobre reforma administrativa, visando modernizar serviços públicos e garantir eficiência fiscal.

Motta afirmou que vê um momento propício para avançar com a discussão sobre a reforma administrativa (Foto: Wilton Junior/Estadão)
Ouvir a notícia:
Congresso deve aprovar reforma administrativa proposta por Motta ainda este ano
Ouvir a notícia
Congresso deve aprovar reforma administrativa proposta por Motta ainda este ano - Congresso deve aprovar reforma administrativa proposta por Motta ainda este ano
BRASÍLIA - O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, anunciou a expectativa de que a reforma administrativa seja aprovada ainda este ano. A declaração foi feita durante o XIII Fórum de Lisboa, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal, nesta quarta-feira, 2.
Motta destacou o compromisso da Câmara com a eficiência e a sustentabilidade fiscal do Estado brasileiro. Ele mencionou a criação de um grupo de trabalho coordenado pelo deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), que tem como objetivo elaborar propostas para a reforma. “A matéria está sendo estudada e esperamos vê-la aprovada ainda este ano”, afirmou.
O grupo de trabalho, instalado em 28 de maio, possui um prazo de 45 dias para apresentar um relatório. As sugestões devem ser entregues até 14 de julho, e o colegiado já está realizando audiências públicas sobre o tema. Motta enfatizou a necessidade de um “Estado moderno e eficiente”, ressaltando que os serviços públicos não podem continuar a ser oferecidos de forma analógica em uma sociedade digital.
Necessidade de Modernização
O presidente da Câmara apontou que a população sente a carência de serviços essenciais nas áreas de saúde, educação e segurança pública. Ele afirmou que o Estado público tem ficado “para trás” em relação ao avanço das tecnologias. “Tratar desse tema é fundamental, pois temos um momento propício para avançar nessa discussão”, disse.
Motta também esclareceu que o foco da reforma não é “perseguir o atual servidor público da ativa”, mas sim promover a modernização e a eficiência nas funções de cada um. Ele acredita que a Câmara dará um “pontapé inicial” nas discussões sobre a reforma administrativa, que é uma das principais pautas para os próximos meses.


Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.