Breaking News

07 de jul 2025

CCJ da Câmara inicia análise da PEC da Segurança Pública proposta por Lula

CCJ da Câmara analisa PEC da Segurança Pública, que redefine atribuições das guardas municipais e inclui a sociedade civil no Conselho Nacional.

Hugo Motta fala a jornalistas sobre a reunião com Gleisi Hoffmann (à esq.) e Ricardo Lewandowski para deputados conhecerem a PEC da segurança pública, em abril deste ano (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

Hugo Motta fala a jornalistas sobre a reunião com Gleisi Hoffmann (à esq.) e Ricardo Lewandowski para deputados conhecerem a PEC da segurança pública, em abril deste ano (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

Ouvir a notícia

CCJ da Câmara inicia análise da PEC da Segurança Pública proposta por Lula - CCJ da Câmara inicia análise da PEC da Segurança Pública proposta por Lula

0:000:00

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados analisará nesta quarta-feira a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, apresentada pelo governo Lula. A proposta enfrenta críticas de governadores da oposição, como Ronaldo Caiado, de Goiás, evidenciando a polarização política em torno do tema.

O relator da PEC, deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE), destaca que um dos principais objetivos da proposta é dar status constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública, que foi criado em 2018 por meio de lei ordinária. Além disso, a PEC busca a constitucionalização dos fundos nacionais de Segurança Pública e Política Penitenciária.

Novas Atribuições

As guardas municipais terão suas atribuições redefinidas, permitindo que atuem na segurança urbana, em ações de policiamento ostensivo e comunitário, além de realizar prisões em flagrante. Essa mudança visa fortalecer a atuação das guardas e ampliar sua responsabilidade na segurança pública.

Outro aspecto relevante da PEC é a inclusão de representantes da sociedade civil no Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. Este conselho contará também com representantes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, promovendo uma maior diversidade de vozes nas decisões sobre segurança pública.

A análise da PEC pela CCJ é um passo importante para a sua tramitação no Congresso, e a expectativa é que o debate sobre o tema continue a gerar discussões acaloradas entre os diferentes setores da política brasileira.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela