Breaking News

08 de jul 2025

Excomandantes das FARC admitem recrutamento forçado de 18 mil menores na Colômbia

Excomandantes das FARC reconhecem responsabilidade pelo recrutamento de menores, mas ignoram acusações de violência sexual. JEP avaliará impacto.

Guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias (FARC) da Colômbia, em Caquetá. (Foto: Ernesto Guzmán/EFE)

Guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias (FARC) da Colômbia, em Caquetá. (Foto: Ernesto Guzmán/EFE)

Ouvir a notícia

Excomandantes das FARC admitem recrutamento forçado de 18 mil menores na Colômbia - Excomandantes das FARC admitem recrutamento forçado de 18 mil menores na Colômbia

0:000:00

Os excomandantes das FARC reconheceram, em audiência na Jurisdição Especial para a Paz (JEP), sua responsabilidade pelo recrutamento forçado de menores durante o conflito armado na Colômbia. Este ato, considerado injustificável, afetou a vida de mais de 18.000 crianças entre 1996 e 2006, muitas das quais sofreram torturas e violência sexual.

Os seis excomandantes, entre eles Rodrigo Londoño, conhecido como Timochenko, e Pablo Catatumbo, atual senador, admitiram que o recrutamento de menores deixou cicatrizes profundas na sociedade. No entanto, não abordaram as graves acusações de violência sexual, que incluem casos de aborto forçado e maus-tratos. O advogado Juan Manuel Martínez, que representa as vítimas, criticou a falta de um reconhecimento mais amplo dos crimes cometidos, afirmando que a resposta dos excomandantes foi precária.

A JEP agora avaliará se o reconhecimento de responsabilidade apresentado pelos excomandantes contribui para a verdade e a justiça. O tribunal deve decidir se a carta recebida constitui um verdadeiro reconhecimento dos fatos, o que poderia levar a uma audiência pública para a admissão dos crimes. Caso isso ocorra, os excomandantes poderão receber penas focadas em reparação às vítimas.

O recrutamento de crianças ocorreu em diversas regiões do país, com 5.600 delas tendo apenas 14 anos ou menos. As modalidades de recrutamento incluíram ameaças, enganos e persuasão ideológica. O macrocaso 07 da JEP também investiga a violência sexual, mas os excomandantes insistem que esses crimes foram isolados, desconsiderando a magnitude das violações.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela