08 de jul 2025
Líderes se reúnem com Fazenda para discutir questões sobre o IOF antes de audiência
Hugo Motta se reunirá com o Ministério da Fazenda para negociar sobre o IOF antes da audiência no STF, marcada para o dia 15.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, abraça o presidente da Câmara, Hugo Motta (Foto: Cristiano Mariz)
Ouvir a notícia:
Líderes se reúnem com Fazenda para discutir questões sobre o IOF antes de audiência
Ouvir a notícia
Líderes se reúnem com Fazenda para discutir questões sobre o IOF antes de audiência - Líderes se reúnem com Fazenda para discutir questões sobre o IOF antes de audiência
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, se reunirá com o Ministério da Fazenda nesta semana para discutir a crise gerada pelo aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O encontro ocorre antes da audiência no Supremo Tribunal Federal (STF), marcada para o dia 15, onde será debatido o decreto que elevou o tributo.
A reunião tem como objetivo buscar um acordo entre o governo e o Legislativo, evitando uma intervenção mais drástica do Judiciário. Durante uma reunião de líderes da Câmara, parlamentares expressaram descontentamento com a interferência do STF, considerando a audiência um sinal de desrespeito às decisões do Congresso.
Na última sexta-feira, o ministro Alexandre de Moraes decidiu manter as alíquotas do IOF nas taxas anteriores ao aumento, suspendendo tanto o decreto presidencial quanto o projeto legislativo que havia revogado essa elevação. Com essa decisão, o governo terá que demonstrar que a mudança no IOF não visava apenas aumentar a arrecadação, mas tinha um caráter regulatório.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também participará das discussões, buscando uma solução que evite a escalada da crise política. A expectativa é que as reuniões possam facilitar um entendimento entre as partes antes da audiência no STF, restabelecendo o diálogo entre o Executivo e o Legislativo.


Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.