Breaking News

10 de jul 2025

Trem da Linha 6-Laranja do metrô finalmente chega a São Paulo após longos atrasos

Linha 6 Laranja do metrô de São Paulo promete transformar o transporte, reduzindo o tempo de viagem para 23 minutos até 2027.

Previsão da gestão estadual é de que a linha atenda mais de 630 mil passageiros por dia (Foto: Pablo Jacob/Governo de São Paulo)

Previsão da gestão estadual é de que a linha atenda mais de 630 mil passageiros por dia (Foto: Pablo Jacob/Governo de São Paulo)

Ouvir a notícia

Trem da Linha 6-Laranja do metrô finalmente chega a São Paulo após longos atrasos - Trem da Linha 6-Laranja do metrô finalmente chega a São Paulo após longos atrasos

0:000:00

O Governo de São Paulo anunciou a entrega do primeiro trem da Linha 6-Laranja do metrô, com previsão de operação até 2027. A linha, que terá 15,3 km de extensão, promete reduzir o tempo de deslocamento entre Brasilândia e São Joaquim, beneficiando diretamente 630 mil passageiros por dia.

Os trens, fabricados em aço inoxidável na cidade de Taubaté, possuem uma durabilidade superior a 40 anos e são mais leves. Cada composição conta com seis carros e pode transportar até 2.044 passageiros. A velocidade máxima será de 90 km/h, e a operação poderá ser realizada sem condutor a bordo. O tempo de viagem, que atualmente leva cerca de 1h30 por ônibus, será reduzido para apenas 23 minutos.

Trechos e Conexões

O primeiro trecho da linha, entre Brasilândia e Perdizes, está previsto para ser inaugurado no segundo semestre de 2026. A Linha 6-Laranja, conhecida como "linha das universidades", atenderá diretamente sete instituições de ensino superior e outras quatro de forma indireta. O segundo trecho, que vai de Perdizes a São Joaquim, deve ser entregue até 2027.

A escavação dos túneis foi concluída em fevereiro de 2025, conectando todas as 15 estações planejadas. A instalação de trilhos e sistemas já está em andamento, assim como a entrega das composições. A linha terá conexões com as Linhas 1-Azul, 4-Amarela e 7-Rubi do sistema metropolitano.

Histórico da Linha

A Linha 6-Laranja foi lançada em 2008 e deveria ter sido concluída em 2012, mas enfrentou diversos atrasos devido a problemas financeiros e contratuais. O consórcio Move São Paulo, responsável pela obra, abandonou o projeto em 2016 após alegar falta de recursos. A retomada das obras ocorreu em 2020, quando o grupo espanhol Acciona assumiu o projeto, evitando a necessidade de nova licitação.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela