Breaking News

12 de jul 2025

Trump influencia decisões do Supremo com sua pressão política constante

Trump impõe sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, enquanto Lula faz novas indicações para o TSE e STJ em meio a críticas ao STF.

Ministro Alexandre de Moraes e o procurador-geral Paulo Gonet em audiência da Primeira Turma do STF sobre a ação penal da trama golpista (Foto: Antonio Augusto/STF)

Ministro Alexandre de Moraes e o procurador-geral Paulo Gonet em audiência da Primeira Turma do STF sobre a ação penal da trama golpista (Foto: Antonio Augusto/STF)

Ouvir a notícia

Trump influencia decisões do Supremo com sua pressão política constante - Trump influencia decisões do Supremo com sua pressão política constante

0:000:00

A tensão entre o governo brasileiro e o Congresso continua a crescer, com o Supremo Tribunal Federal (STF) assumindo um papel de mediador. Recentemente, Donald Trump anunciou uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, uma medida que pode impactar a economia e complicar a situação do deputado Eduardo Bolsonaro. A decisão de Trump, segundo o New York Times, foi unilateral e visa punir o Brasil em resposta a investigações que envolvem o ex-presidente e decisões da Corte que afetam empresas de tecnologia dos EUA.

Enquanto isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez novas indicações para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Lula escolheu um ex-auxiliar de Flávio Dino para a Corte eleitoral e a tia de um prefeito de Maceió para o STJ. Essas movimentações ocorrem em um contexto onde o STF enfrenta críticas sobre seus custos, que já representam 1,4% do PIB brasileiro, com especialistas apontando para gastos excessivos como licenças e pagamentos indenizatórios.

Desdobramentos no Judiciário

O STF também intensificou suas investigações sobre fraudes em emendas, com a Polícia Federal mirando desvios de verbas que abastecem campanhas eleitorais. Além disso, o novo Código Civil, atualmente em tramitação no Senado, pode ampliar os direitos dos animais, reconhecendo sua capacidade de sentir, embora ainda sejam considerados "bens" na legislação.

A crescente importância dos direitos dos animais no Judiciário é evidente, com magistrados reconhecendo pets como membros da família. Advogados estão se especializando nessa área, refletindo uma mudança cultural em relação à proteção dos direitos dos animais. Em um cenário onde os tribunais também dispensam pacientes de reembolsar planos de saúde, a jurisprudência a favor dos beneficiários se consolida, mesmo diante de liminares revertidas.

Esses eventos revelam um panorama complexo da política e do Judiciário brasileiro, onde a intersecção entre decisões judiciais, direitos civis e a economia internacional se torna cada vez mais evidente.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela