14 de jul 2025
Presidente mais velho do mundo anuncia candidatura para oitavo mandato
Paul Biya busca reeleição em meio a críticas e descontentamento popular, enquanto a oposição se reorganiza com novas candidaturas.

Presidente Paul Biya, retratado aqui em 2022, chegou ao poder pela primeira vez em 1982 (Foto: AFP via Getty Images)
Ouvir a notícia:
Presidente mais velho do mundo anuncia candidatura para oitavo mandato
Ouvir a notícia
Presidente mais velho do mundo anuncia candidatura para oitavo mandato - Presidente mais velho do mundo anuncia candidatura para oitavo mandato
Paul Biya, presidente de Camarões, anunciou sua candidatura à reeleição em outubro, buscando um oitavo mandato. O político, que já está no poder há 43 anos, é o chefe de estado mais antigo do mundo e enfrenta crescente pressão popular para deixar o cargo. Em uma postagem nas redes sociais, Biya afirmou que sua decisão foi motivada por "numerosos e insistentes" pedidos de cidadãos de diversas regiões do país e da diáspora.
A administração de Biya tem sido alvo de críticas por corrupção, má governança e ineficácia no combate a desafios de segurança. Preocupações sobre sua saúde também são recorrentes, especialmente após sua ausência pública por mais de seis semanas no ano passado, o que gerou especulações sobre seu estado. Apesar disso, ele nunca perdeu uma eleição desde que assumiu o poder em 1982.
Recentemente, Biya enfrentou uma "divórcio político" com aliados importantes, como o ministro Issa Tchiroma Bakary e o ex-primeiro-ministro Bello Bouba Maigari, que deixaram a coalizão governista e anunciaram suas próprias candidaturas. Tchiroma, em particular, criticou a administração, afirmando que a confiança pública foi "quebrada".
A oposição também se mobiliza, com figuras como Maurice Kamto, que foi o segundo colocado nas eleições de 2018, e outros candidatos como Joshua Osih e Akere Muna, se preparando para a disputa. Enquanto isso, membros do partido governista, o Movimento Democrático do Povo Camaronês, continuam a apoiar Biya, que aboliu os limites de mandato em 2008, permitindo sua busca por reeleição indefinidamente. Se vencer, poderá governar até quase completar 100 anos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.