16 de jul 2025
Bolsonaristas criticam análise que aponta robôs em postagens de perfis de esquerda
Bolsonaristas e petistas intensificam acusações sobre manipulação digital, enquanto EUA investigam tarifas sobre produtos brasileiros.

Bolsonaristas e petistas movimentam a rede social X (Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo e Reprodução / X)
Ouvir a notícia:
Bolsonaristas criticam análise que aponta robôs em postagens de perfis de esquerda
Ouvir a notícia
Bolsonaristas criticam análise que aponta robôs em postagens de perfis de esquerda - Bolsonaristas criticam análise que aponta robôs em postagens de perfis de esquerda
A polarização política no Brasil intensifica-se nas redes sociais, com bolsonaristas e petistas trocando acusações sobre manipulação digital. Recentemente, a expressão “PT CONTRATOU ROBÔS” ganhou destaque no X (antigo Twitter), acumulando mais de 73 mil publicações. O movimento surge em resposta a dados do GLOBO, que indicam que perfis de esquerda com comportamento automatizado têm gerado críticas a Jair Bolsonaro (PL) e ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump.
Os bolsonaristas alegam que o PT estaria utilizando robôs para amplificar críticas ao ex-presidente, especialmente após o anúncio de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros pelos EUA. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) associou a situação a uma “milícia digital” ligada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), usando as hashtags “Lula quer o caos” e “Gabinete do ódio do PT”. Outros deputados, como Zé Trovão (PL-SC), também se manifestaram, afirmando que o PT não consegue mobilizar pessoas e recorre a robôs.
Reação do PT
Em contrapartida, os petistas lançaram a hashtag “BOLSOTRUMP CONTRA O PIX”, em resposta a uma investigação do Escritório do Representante de Comércio dos EUA sobre práticas comerciais do Brasil. O deputado Jorge Solla (PT-BA) ironizou as acusações, afirmando que os apoiadores de Bolsonaro tentam desviar a atenção de suas dificuldades em defender o ex-presidente. “O Pix é do Brasil”, destacou.
Os deputados Lindbergh Farias (PT-RJ) e Rogério Correia (PT-MG) também se uniram à campanha, enfatizando a necessidade de informar a população sobre as implicações da investigação americana. Em um vídeo, eles criticaram a postura dos EUA, comparando-a à do governo Lula, que busca isentar do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil. A ex-deputada Carla Ayres (PT-SC) acusou Jair e Eduardo Bolsonaro de instigar os EUA a manter os ataques ao Brasil, afirmando que eles desejam acabar com o Pix.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.