16 de jul 2025
Governo implementa escolas e navios para mitigar falta de leitos na COP30
Belém se prepara para a COP30 com 30 mil quartos disponíveis e soluções de hospedagem para atender a demanda de 45 mil participantes.

Vamos ter quartos suficientes para todos — não há dúvida disso, disse Valter Correia, secretário extraordinário da COP30 (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Governo implementa escolas e navios para mitigar falta de leitos na COP30
Ouvir a notícia
Governo implementa escolas e navios para mitigar falta de leitos na COP30 - Governo implementa escolas e navios para mitigar falta de leitos na COP30
A menos de quatro meses da COP30 em Belém, o governo brasileiro garante que a cidade está preparada para receber cerca de 45 mil participantes da cúpula do clima. Valter Correia, secretário extraordinário da COP30, afirmou que 30 mil quartos já foram identificados e que a infraestrutura de hospedagem está sendo aprimorada.
Para facilitar a busca por acomodações, o governo criou plataformas online que já disponibilizam 2.500 quartos com diárias entre US$ 100 e US$ 600. Inicialmente, essas opções são direcionadas a 98 países menores em desenvolvimento e países insulares. A expectativa é que, até o fim da próxima semana, as acomodações sejam abertas ao público em geral.
Medidas de Acomodação
Além dos quartos de hotéis, uma segunda plataforma oferecerá até 6.000 leitos em 3.900 cabines de navios de cruzeiro. Correia destacou que escolas e universidades também serão adaptadas para receber delegações, especialmente grupos que necessitam de acomodações coletivas, como os povos originários.
O secretário reconheceu que a alta demanda por hospedagem tem impactado os preços, mas afirmou que o governo está negociando para garantir opções acessíveis. Ele também comentou sobre preconceitos em relação à cidade, ressaltando que muitos têm uma visão distorcida sobre Belém.
Compromisso com a Sustentabilidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou seu compromisso em realizar a COP30 em Belém, enfatizando a importância de aproximar as delegações dos habitats naturais mais vulneráveis às mudanças climáticas. O governo está trabalhando para garantir que todos os participantes tenham acesso a acomodações adequadas, buscando soluções que atendam a diferentes perfis de público.


Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.