Breaking News

17 de jul 2025

Justiça exige dados de não-cidadãos em prisões da Califórnia para deportações

Departamento de Justiça pressiona Califórnia por dados de presos não cidadãos, intensificando o conflito sobre imigração.

A procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, discute um anúncio relacionado ao combate às drogas durante uma coletiva de imprensa na sede da DEA em Arlington, Virgínia, EUA, em 15 de julho de 2025. (Foto: Umit Bektas | Reuters)

A procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, discute um anúncio relacionado ao combate às drogas durante uma coletiva de imprensa na sede da DEA em Arlington, Virgínia, EUA, em 15 de julho de 2025. (Foto: Umit Bektas | Reuters)

Ouvir a notícia

Justiça exige dados de não-cidadãos em prisões da Califórnia para deportações - Justiça exige dados de não-cidadãos em prisões da Califórnia para deportações

0:000:00

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos solicitou, na última quinta-feira, dados sobre presos não cidadãos em diversas cidades da Califórnia, incluindo Los Angeles e São Francisco. A medida é parte das políticas de deportação em massa do governo Trump e visa obter informações sobre crimes cometidos e datas de liberação desses indivíduos.

Caso a Califórnia não forneça os dados solicitados, o DOJ indicou que utilizará intimações para obter as informações. A procuradora-geral Pam Bondi enviou uma carta ao xerife do condado de Los Angeles, Robert Luna, exigindo a entrega das listas em até 30 dias. A carta menciona um acordo de 2015 que permitiu ao DOJ acesso completo às prisões do condado, embora não tenha relação direta com imigração.

Aumento da Pressão Federal

A solicitação do DOJ intensifica a pressão sobre as cidades californianas, onde a legislação estadual limita a cooperação com autoridades de imigração. A lei de santuário da Califórnia, aprovada em 2017, impede a polícia local de prender indivíduos com base em questões de imigração e restringe a comunicação sobre datas de liberação de não cidadãos com o ICE.

A administração Trump já havia realizado operações de deportação em larga escala na Califórnia, gerando protestos e ações judiciais. A situação se agrava com a recente visita de Bondi e do secretário do Interior, Doug Burgum, a Alcatraz, onde Trump expressou interesse em reabrir a antiga prisão.

Reação do Governo da Califórnia

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, criticou Bondi em resposta à sua carta, fazendo referência à controvérsia em torno dos arquivos de Jeffrey Epstein. Em uma postagem nas redes sociais, o escritório de Newsom insinuou que Bondi não reabriria Alcatraz antes que Trump liberasse os documentos relacionados ao caso Epstein.

A pressão do governo federal sobre a Califórnia reflete um embate contínuo entre as políticas de imigração da administração Trump e as leis estaduais que buscam proteger os direitos dos imigrantes.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela