Breaking News

17 de jul 2025

MP da Bahia captura líderes do Comando Vermelho em operação em Minas Gerais

Polícia prende líderes do Primeiro Comando de Eunápolis e apreende armamento em operação contra facções na Bahia.

Agentes durante operação que prendeu líderes de facção que atua na Bahia (Foto: MPBA/Divulgação)

Agentes durante operação que prendeu líderes de facção que atua na Bahia (Foto: MPBA/Divulgação)

Ouvir a notícia

MP da Bahia captura líderes do Comando Vermelho em operação em Minas Gerais - MP da Bahia captura líderes do Comando Vermelho em operação em Minas Gerais

0:000:00

Uma operação policial realizada na manhã desta quinta-feira, 17, em Contagem, Minas Gerais, resultou na prisão de dois líderes da organização criminosa Primeiro Comando de Eunápolis, ligada ao Comando Vermelho. A ação foi coordenada pelo Ministério Público da Bahia (MPBA) e teve como objetivo desarticular a facção que atua na Bahia, especialmente no extremo sul do estado.

Os mandados de prisão temporária foram cumpridos contra indivíduos responsáveis por ordenar ataques a agentes do Estado, coordenar homicídios e gerenciar o tráfico de drogas na região. Durante a operação, foram apreendidas duas submetralhadoras, além de armas, munições e dispositivos eletrônicos em residências dos suspeitos. Um dos presos é apontado como responsável pela logística de distribuição de entorpecentes, enquanto o outro é descrito como líder operacional nos bairros Gusmão e Centro, em Eunápolis.

As investigações que levaram à operação atual começaram após uma ação em 30 de maio de 2025, quando foram apreendidos 1,108 kg de maconha e 528 g de haxixe, entre outros materiais relacionados ao tráfico. O MPBA destacou que um dos líderes presos possui um histórico de homicídio qualificado, incluindo um caso em que uma criança foi vítima colateral em 2019.

Ação Integrada

A operação contou com a participação de policiais e integrantes do Gaeco da Bahia e de Minas Gerais, reforçando o compromisso das forças de segurança no combate às facções criminosas. O MPBA afirmou que novas fases da operação não estão descartadas, evidenciando a continuidade dos esforços para preservar a ordem pública e combater organizações que ameaçam a segurança da população e dos agentes do Estado. Os presos permanecem à disposição da Justiça.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela