Breaking News

18 de jul 2025

Ciro Gomes critica Lula por 'comemorar' relação arriscada com os EUA

Ciro Gomes critica Lula por aproveitar sobretaxa dos EUA para desviar atenção de problemas internos, como a crise econômica e o INSS.

Ciro Gomes acredita que Lula está aproveitando os ganhos políticos advindos de sua defesa do País contra a taxação. (Foto: Dida Sampaio/Estadão)

Ciro Gomes acredita que Lula está aproveitando os ganhos políticos advindos de sua defesa do País contra a taxação. (Foto: Dida Sampaio/Estadão)

Ouvir a notícia

Ciro Gomes critica Lula por 'comemorar' relação arriscada com os EUA - Ciro Gomes critica Lula por 'comemorar' relação arriscada com os EUA

0:000:00

O ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por se beneficiar politicamente da sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Em um vídeo publicado em seu perfil no X (antigo Twitter) nesta sexta-feira, 18 de agosto, Ciro afirmou que Lula está "comemorando essa perigosa situação", referindo-se à manipulação política em torno do patriotismo.

Ciro destacou que o presidente está tirando proveito da situação para desviar a atenção da população de problemas internos, como os descontos ilegais do INSS e a deterioração econômica. Ele classificou a defesa da sobretaxa por parte de alguns setores da política brasileira como "descabida e perigosíssima". O ex-ministro também criticou a postura de bolsonaristas, que tentam usar a situação para obter anistia para os condenados pelos ataques de 8 de janeiro.

Críticas à Manipulação Política

O pedetista argumentou que a defesa nacional está sendo utilizada como um escudo para encobrir falhas do governo. "Nada como um inimigo externo para distrair toda uma nação", disse Ciro, referindo-se às tarifas impostas pelos EUA. Ele enfatizou que, embora a violência econômica não deva ser aceita passivamente, celebrar os benefícios eleitorais de curto prazo gerados pela situação é uma "tremenda burrice".

Ciro Gomes se posiciona como uma alternativa à polarização entre Lula e Jair Bolsonaro (PL), buscando se estabelecer como uma terceira via nas próximas eleições. Em maio, ele se reuniu com políticos de direita, que veem nele um candidato viável para disputar o governo do Ceará contra o atual governador Elmano de Freitas (PT).

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela