18 de jul 2025
Ex-presidente da Nuclep é afastado após polêmica com bolsonarista e ganha quarentena remunerada
Carlos Henrique Seixas, ex presidente da Nuclep, cumprirá quarentena de seis meses após demissão por conflito de interesses com a EBSE Engenharia.

Ex-comandante da Marinha Almir Garnier e o ex-presidente da Nuclep Carlos Henrique Seixas (Foto: Divulgação)
Ouvir a notícia:
Ex-presidente da Nuclep é afastado após polêmica com bolsonarista e ganha quarentena remunerada
Ouvir a notícia
Ex-presidente da Nuclep é afastado após polêmica com bolsonarista e ganha quarentena remunerada - Ex-presidente da Nuclep é afastado após polêmica com bolsonarista e ganha quarentena remunerada
O ex-presidente da Nuclep, Carlos Henrique Seixas, foi demitido após a divulgação de uma foto com o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier, que está sob investigação por suposta trama golpista. Agora, Seixas enfrentará uma quarentena remunerada de seis meses.
A decisão foi tomada pela Comissão de Ética Pública da Presidência (CEP), que avaliou a intenção de Seixas de assumir um cargo na EBSE Engenharia de Soluções. A empresa, que fabrica equipamentos industriais, possui contratos com a Nuclep, levantando preocupações sobre conflito de interesses.
Durante sua gestão na Nuclep, Seixas teve acesso a informações sensíveis, incluindo dados do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha. A relatora do caso, Vera Karam, destacou que a interconexão entre as empresas caracteriza um potencial conflito de interesses. Ela afirmou que a “convergência entre as áreas de competência” de Seixas e sua futura atuação na EBSE é preocupante.
Seixas foi demitido em um momento em que seu nome era cogitado para assumir a Eletronuclear, após a saída de Raul Lycurgo da presidência. A situação levanta questões sobre a ética na transição entre cargos públicos e privados, especialmente em setores estratégicos para a soberania nacional.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.