18 de jul 2025
Zanin determina liberdade para lobista acusado de corrupção no STJ
Andreson Gonçalves, lobista preso por corrupção, agora cumpre prisão domiciliar após laudos médicos e apoio da PGR. Investigação avança.

Empresário Andreson Gonçalves, preso nesta terça, 26 (Foto: Arquivo pessoal)
Ouvir a notícia:
Zanin determina liberdade para lobista acusado de corrupção no STJ
Ouvir a notícia
Zanin determina liberdade para lobista acusado de corrupção no STJ - Zanin determina liberdade para lobista acusado de corrupção no STJ
BRASÍLIA – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, decidiu conceder a prisão domiciliar a Andreson de Oliveira Gonçalves, lobista preso em novembro de 2023 por suspeitas de corrupção no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A decisão foi tomada após a defesa de Andreson apresentar laudos médicos que indicavam deterioração de sua saúde, além do apoio da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Andreson, que estava detido em Brasília, agora cumprirá sua pena em Primavera do Leste, Mato Grosso, onde ficará sob monitoramento com tornozeleira eletrônica. O caso ganhou notoriedade após o assassinato do advogado Roberto Zampieri, em dezembro de 2023, cujas investigações revelaram diálogos entre Zampieri e desembargadores do STJ, levando à Operação Sisamnes.
Investigações em Andamento
As investigações da Operação Sisamnes buscam apurar um esquema de corrupção que envolve a venda de decisões judiciais. Conversas entre Zampieri e Andreson indicaram que o lobista compartilhava minutas de decisões e realizava pagamentos a assessores de ministros do STJ em troca de favores.
A Polícia Federal (PF) identificou transferências bancárias significativas de empresas de Andreson para servidores públicos, incluindo R$ 4 milhões a um funcionário do STJ. Embora o inquérito sobre os assessores do STJ esteja em fase final, até o momento não foram encontradas ligações diretas entre Andreson e os ministros da corte.
Desdobramentos Futuros
As investigações continuam a se aprofundar, com novos indícios surgindo em relação a outros envolvidos, como o empresário Haroldo Augusto Filho, que também é alvo da operação. A situação de Andreson e os desdobramentos da Operação Sisamnes permanecem sob vigilância, enquanto o sistema judiciário busca esclarecer as complexas relações de corrupção que emergiram desse caso.


Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.