19 de jul 2025
Deputados se enfrentam em troca de acusações e caso é encaminhado à polícia
Deputado Coronel Meira registra queixa contra Célia Xakriabá por suposta agressão, enquanto ela denuncia racismo de Kim Kataguiri.

CÂMARA - Os deputados Coronel Meira e Célia Xakriabá (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Deputados se enfrentam em troca de acusações e caso é encaminhado à polícia
Ouvir a notícia
Deputados se enfrentam em troca de acusações e caso é encaminhado à polícia - Deputados se enfrentam em troca de acusações e caso é encaminhado à polícia
O deputado federal Coronel Meira (PL-PE) anunciou que registrará uma queixa formal contra a deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG), alegando ter sido agredido com uma caneta durante uma discussão na madrugada de quinta-feira. O incidente ocorreu durante a sessão que aprovou um projeto de lei que flexibiliza o licenciamento ambiental, gerando intensos debates entre parlamentares.
Meira relatou que a suposta agressão aconteceu enquanto Xakriabá e o deputado Kim Kataguiri (União-SP) se enfrentavam em um embate acalorado. Segundo o coronel, ao tentar impedir que Xakriabá atacasse Kataguiri, ele colocou o braço à frente e acabou sendo atingido, resultando em um ferimento na mão. "Isso é um absurdo, uma parlamentar chegar a esse ponto de uma agressão", criticou Meira.
Em resposta, Xakriabá negou ter agredido Meira e anunciou que também pretende acionar o Conselho de Ética da Câmara, mas contra Kataguiri, alegando ter sido vítima de racismo. Durante a discussão, Kataguiri se referiu à deputada, que é indígena, como "cosplay de pavão", em alusão ao cocar que ela usa. Xakriabá, por sua vez, chamou Kataguiri de "deputado reborn".
"Estou tranquila, não agredi o deputado. Essa é uma tentativa covarde de inversão dos papéis na violência política de gênero e de racismo que sofri", afirmou a parlamentar. Ela também destacou que a verdadeira agressão foi contra o meio ambiente, referindo-se ao projeto de lei aprovado. O PL anunciou que tomará providências contra Xakriabá, intensificando a tensão política na Câmara dos Deputados.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.