Breaking News

19 de jul 2025

EUA suspende vistos e afeta 8 dos 11 ministros do STF brasileiro

EUA suspendem vistos de ministros do STF em meio a investigações sobre Jair Bolsonaro, gerando tensão nas relações Brasil EUA.

Ministro do STF Alexandre de Moraes. (Foto: Rosinei Coutinho/STF)

Ministro do STF Alexandre de Moraes. (Foto: Rosinei Coutinho/STF)

Ouvir a notícia

EUA suspende vistos e afeta 8 dos 11 ministros do STF brasileiro - EUA suspende vistos e afeta 8 dos 11 ministros do STF brasileiro

0:000:00

Os Estados Unidos suspenderam os vistos de oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo o relator da investigação que pode levar à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, Alexandre de Moraes. A decisão, anunciada na sexta-feira, 18, foi criticada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que a considera uma violação da soberania brasileira.

A medida atinge também outros ministros, como Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, também está na lista. Os ministros André Mendonça, Kassio Nunes Marques e Luiz Fux não foram incluídos na suspensão.

Lula expressou solidariedade aos ministros afetados, afirmando que a ação dos EUA é "arbitrária e sem fundamento". Ele destacou que a interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios de respeito entre as nações. O presidente enfatizou que nenhum tipo de intimidação comprometerá a defesa do Estado Democrático de Direito no Brasil.

Reações e Implicações

A decisão dos EUA ocorre em um momento crítico, com a Polícia Federal instalando uma tornozeleira eletrônica em Bolsonaro, em cumprimento a uma ordem de Moraes. O secretário de Estado americano, Marco Rubio, justificou a suspensão dos vistos alegando uma "caça às bruxas" contra o ex-presidente.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, também defendeu Moraes, afirmando que a atuação dos ministros está dentro dos limites do ordenamento jurídico e visa a preservação da democracia. Ele ressaltou que o exercício da jurisdição não deve sofrer assédio político, especialmente de um Estado estrangeiro.

A situação gera um clima de tensão nas relações entre Brasil e Estados Unidos, com repercussões que podem afetar a política interna e a imagem do país no exterior.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela