22 de jul 2025
Lagoa registra aumento alarmante de roubos a pedestres na Zona Sul
A Lagoa enfrenta um crescimento alarmante nos roubos a pedestre, exigindo atenção urgente da população e das autoridades.

A Zona Sul do Rio de Janeiro (Foto: Editoria de Arte)
Ouvir a notícia:
Lagoa registra aumento alarmante de roubos a pedestres na Zona Sul
Ouvir a notícia
Lagoa registra aumento alarmante de roubos a pedestres na Zona Sul - Lagoa registra aumento alarmante de roubos a pedestres na Zona Sul
O bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro, registrou um aumento alarmante de 137,9% nos roubos a pedestre em 2024, totalizando 69 ocorrências, comparado a 29 em 2023. Este crescimento é o segundo maior da região, atrás apenas de Laranjeiras, que teve uma alta de 182%, com 141 casos. Os dados são parte do Mapa do Crime, uma nova ferramenta interativa do GLOBO que analisa a violência na cidade.
Além dos roubos a pedestre, os roubos de celular na Lagoa também cresceram, saltando de 48 para 81 casos, uma alta de 68,8%. Os roubos de veículos aumentaram de 57 para 83 no mesmo período. Em contrapartida, os assaltos a coletivos apresentaram uma queda significativa, de 65 para 35 casos, uma redução de 46,2%.
Mapa do Crime
O Mapa do Crime, desenvolvido pelo GLOBO, oferece uma análise detalhada da criminalidade em 147 bairros do Rio. A ferramenta permite que os usuários visualizem dados sobre quatro tipos de roubo: a transeunte, de celular, em transportes públicos e de veículos. Os leitores podem filtrar informações por ano, tipo de crime e modo de apresentação, gerando uma gradação de cores que indica a gravidade da situação em cada área.
Os dados são baseados em registros do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ) e visam ajudar a população a entender melhor a dinâmica da violência na cidade. Com a opção de visualizar a série histórica de crimes de 2020 a 2024, o Mapa do Crime se torna uma ferramenta essencial para quem deseja se informar sobre a segurança em sua vizinhança.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.