Breaking News

23 de jul 2025

Rio implementa máquinas para pagamento instantâneo de multas em blitzes

Detran do Rio de Janeiro implementa pagamento imediato de multas em blitzes e lança programa de habilitação para cidadãos em vulnerabilidade.

Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro não pode mais fazer blitzes que se destinem exclusivamente à inspeção veicular (Foto: Divulgação)

Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro não pode mais fazer blitzes que se destinem exclusivamente à inspeção veicular (Foto: Divulgação)

Ouvir a notícia

Rio implementa máquinas para pagamento instantâneo de multas em blitzes - Rio implementa máquinas para pagamento instantâneo de multas em blitzes

0:000:00

Em até dez dias, as blitzes de trânsito no Rio de Janeiro contarão com máquinas de cartão para pagamento imediato de multas. A novidade foi anunciada pelo presidente do Detran, Vinicius Farah, durante a apresentação da Lei do Estatuto das Blitzes, que regulamenta as ações de fiscalização no estado. O objetivo é permitir que motoristas possam quitar suas multas no ato da apreensão e seguir viagem com seus veículos.

Farah destacou que já foram instalados dez postos com totens para pagamento parcelado e que mais dez serão adicionados em breve. Além disso, o Detran lançará o programa CNH Social, que visa capacitar cidadãos em situação de vulnerabilidade social, especialmente estudantes de 18 anos, oferecendo até 7 mil habilitações por ano.

Novas Diretrizes de Fiscalização

O novo estatuto estabelece diretrizes rigorosas para as blitzes. A Polícia Militar poderá realizar operações de segurança pública, mas não poderá efetuar blitzes apenas para inspeção veicular, que é uma prerrogativa do Detran. Todos os agentes envolvidos nas blitzes devem estar uniformizados e usar câmeras corporais, e o local deve ser devidamente sinalizado.

As blitzes não poderão ocorrer em horários de pico e, caso sejam necessárias, devem ser justificadas em até 48 horas. O texto também proíbe a captura de imagens de placas para aplicação de multas posteriores e determina que, se um veículo for apreendido, ele deve ser lacrado com informações do agente responsável.

Facilidades para Motoristas

Os motoristas poderão quitar dívidas de licenciamento no local, utilizando PIX. Se o pagamento for realizado, o veículo será liberado imediatamente. O projeto também estabelece que taxas de reboque devem ser divididas proporcionalmente entre os proprietários dos veículos transportados e que pagamentos de diárias só poderão ser feitos em bancos, evitando qualquer transação direta nos depósitos.

Além disso, o Detran se compromete a oferecer transporte seguro para ocupantes de veículos apreendidos, especialmente para grupos vulneráveis, como crianças e idosos. O novo estatuto visa, assim, aumentar a transparência e a segurança nas operações de fiscalização de trânsito no Rio de Janeiro.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela