24 de jul 2025
Apresentadora enfrenta acusações de racismo contra Érika Hilton
IDPN e Coalizão Negra por Direitos pedem investigação de Antônia Fontenelle por declarações racistas e transfóbicas, com pena de até oito anos.

Apresentadora Antonia Fontenelle no Festival The Town (Foto: Ronny Santos/Folhapress)
Ouvir a notícia:
Apresentadora enfrenta acusações de racismo contra Érika Hilton
Ouvir a notícia
Apresentadora enfrenta acusações de racismo contra Érika Hilton - Apresentadora enfrenta acusações de racismo contra Érika Hilton
O Instituto de Defesa da População Negra (IDPN) e a Coalizão Negra por Direitos protocolaram, nesta quarta-feira (23), uma notícia-crime contra a atriz e empresária Antônia Fontenelle. As entidades solicitam ao Ministério Público a investigação das declarações consideradas racistas e transfóbicas feitas por Fontenelle em um vídeo publicado no YouTube em 18 de julho.
No vídeo, a empresária se refere à deputada Erika Hilton (PSOL) de maneira depreciativa, afirmando que ela é "preta, do cabelo duro, como todos os pretos são" e critica a busca por padrões de beleza eurocêntricos. A notícia-crime argumenta que as falas de Fontenelle podem incitar hostilidade entre seus seguidores, o que justifica a solicitação de uma pena de até oito anos de prisão e uma multa de R$ 303,6 mil, conforme a Lei do Racismo.
Além das declarações polêmicas, Fontenelle também fez ameaças à deputada, afirmando que, se confrontada, "vai puxar a peruca e deixá-la careca". A gravação, que ainda estava disponível no YouTube até a publicação desta matéria, gerou grande repercussão nas redes sociais e levantou discussões sobre a responsabilidade de influenciadores em suas manifestações públicas.
As ações do IDPN e da Coalizão Negra por Direitos refletem um esforço coletivo de 290 entidades para combater a discriminação racial e de gênero no Brasil, destacando a importância de responsabilizar figuras públicas por suas palavras e atitudes.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.