24 de jul 2025
Nikolas lidera lista de políticos mais influentes no Instagram, seguido por Bolsonaro
Nikolas Ferreira lidera influência no Instagram entre políticos brasileiros, com predominância da direita e forte engajamento nas redes sociais.

Jair Bolsonaro e Nikolas Ferreira: êxito no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram)
Ouvir a notícia:
Nikolas lidera lista de políticos mais influentes no Instagram, seguido por Bolsonaro
Ouvir a notícia
Nikolas lidera lista de políticos mais influentes no Instagram, seguido por Bolsonaro - Nikolas lidera lista de políticos mais influentes no Instagram, seguido por Bolsonaro
Nikolas Ferreira, deputado federal, é o líder em influência no Instagram entre os políticos brasileiros, segundo um mapeamento inédito realizado pelo MonitoraBR em parceria com a Zeeng Social Media Benchmarking. O estudo, que analisou 442 mil publicações de 2,6 mil políticos entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2025, revelou que Jair Bolsonaro e Rodrigo Manga, prefeito de Sorocaba (SP), ocupam a segunda e terceira posições, respectivamente.
O levantamento identificou que a maioria dos políticos influentes na plataforma pertence à direita, com 56% do total, enquanto o centro representa 26% e a esquerda apenas 18%. Entre os destaques da esquerda estão Erika Hilton, na quarta posição, e o ex-presidente Lula, na oitava. A análise também mostrou que 75% dos influentes são homens, em contraste com 25% de mulheres.
Distribuição por Estado e Cargo
Os dados indicam que São Paulo é o estado com mais políticos influentes, representando 32% do ranking, seguido por Rio de Janeiro (15%) e Rio Grande do Sul e Minas Gerais (8% cada). Em termos de cargos, os deputados federais lideram com 34% de engajamento, seguidos por políticos estaduais (13%) e vereadores (11%). Prefeitos representam 9%, enquanto senadores e governadores têm 6% cada.
Dominância Partidária
Na divisão por partidos, o PL, de Nikolas e Bolsonaro, domina com 42% do ranking. Outros partidos com representatividade incluem o União Brasil e PSD (9% cada), PSOL e Novo (7% cada), e PT e Republicanos (5% cada). A análise totalizou 1,8 bilhão de interações nas publicações, evidenciando a força das redes sociais na política brasileira.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.